terça-feira, dezembro 16, 2014

Arseni Iatseniouk: «Poutine a changé de tactique!»


Arseniy Yatsenyuk, o primeiro-ministro ucraniano pensa que a arma do Putin agora é tentar se aproveitar dos movimentos sociais que surgiriam na Ucrânia, a fim de submeter o país ao ditado do Kremlin. Na entrevista ao jornalista francês Renaud Girard, publicada no “Le Figaro” em 14/12/2014 (o trecho em português).

Putin: “Agora a sua arma é tentar se beneficiar de movimentos sociais, que devem surgir na Ucrânia, para subjugar o país ao ditado do Kremlin, à sua visão de uma grande esfera de influência e ao grande “mundo russo”. Yatsenyuk não acredita no sucesso deste plano e confia que Ucrânia irá “sobreviver ... como uma nação independente”.

Situação na Ucrânia: “Se amanhã Putin retirar os seus soldados e agentes do FSB do território ucraniano, se ele deixar de interferir nos assuntos internos da Ucrânia, o problema das regiões orientais desapareceria. [...] Ucrânia ... já cumpriu a sua parte das obrigações inscritas no Acordo de Minsk. [...] Embora a ideia do Acordo de Minsk pertence ao Putin, de seguida, ele fez uma viragem de 180 graus e se recusou a implementa-lo. [...] Putin não deixa de se comportar de maneira contraditória, já que para ele Ucrânia é apenas um campo de batalha contra o Ocidente. O seu objetivo estratégico é recriar o império soviético e a sua antiga “esfera de influência”, que pertencia à URSS”.

Anexação e ocupação da Crimeia: foi a parte do plano global para ocupar Ucrânia e também um meio para “mostrar, quer à  opinião pública russa, quer ao Ocidente que ele é um político forte. [...] Putin está na corrida desesperada de novas e novas conquistas, para demonstrar o seu poder, tanto dentro do país, como no exterior. O problema é que ele não é um Super-Homem. [...] Putin sabe que ele caiu na armadilha do nacionalismo russo, para cuja criação ele próprio contribuiu. Ele quer sair desta (armadilha) mas não sabe como”.

Donetsk e Luhansk: “Putin não precisa dos estados independentes em Donetsk e Luhansk, porque sabe que esses estados, dependerão depois do dinheiro russo. Ele não quer arcar com estes custos. Ele só quer deixar essas áreas como uma espécie de zonas cinzentas, onde ele muito facilmente poderia aumentar a tensão quando isso seria lhe conveniente”.

Leste da Ucrânia: para resolver o problema do leste da Ucrânia “não deve haver os soldados russos no território ucraniano. Não temos nenhuma dificuldade em oferecer uma maior descentralização às nossas províncias do leste, aprovamos uma lei que vai nesse sentido, eu fui lá para lhes oferecer isso. Eu não foi ouvido, porque a minha voz foi abafada pelo barulho da artilharia russa”.

Ler em francês (o conteúdo pago): Arseni Iatseniouk: «Poutine a changé de tactique!»

Os russos capturaram a herança da Ucrânia em seu próprio benefício
A resistência nacional ucraniana: anos 1940-50 (UPA) e em 2014
Entrevista ao jornal francês “Liberation” (dezembro de 2004) do Daniel Beauvois, historiador especializado na história da Ucrânia e da Polónia, que explica como Rússia, declarando Kyiv (Kiev) como o seu berço nacional, reescreveu a história, recusando à Ucrânia a sua própria identidade distinta.

Ler em francês: “Les Russes ont capté l'héritage de l'Ukraine à leur profit”

Ciborgues como guias turísticos (linguagem +16)

Os ciborgues, defensores do aeroporto de Donetsk, conduziram uma excursão em vídeo (9'29''), pelo antigo terminal destruído, que no dia 1 de dezembro chegou à cair nas mãos dos terroristas. É de lembrar que no seu último relatório especial, a missão de monitoramento da OSCE tinha afirmando que um dos terminais do aeroporto internacional “Prokofiev” foi absolutamente destruído.

Ver no YouTube, canal The Medvedova:

https://www.youtube.com/watch?v=Rvq8hWUR8wU

Sem comentários: