sexta-feira, novembro 14, 2014

Novoróssia vs Galiza: a vitória separatista

Recentemente, as diversas páginas pró-separatistas e pró-terroristas começaram divulgar um mapa que alegadamente mostrava a superioridade intelectual do leste ucraniano em relação às restantes regiões da Ucrânia.


O próprio mapa não tinha nenhum título ou legenda, apenas mostrava que algumas regiões da Ucrânia tem algo à mais do que outros. Os separatistas e terroristas alegavam que o mapa mostrava o número das publicações científicas por 10.000 habitantes. Os mais intelectuais eram Luhansk e Donetsk, os mais atrasados – as regiões ocidentais.

Mas afinal, o mapa não está relacionado com as publicações científicas, cuja estatística por região é publicada no Serviço Estatal de Estatística da Ucrânia (http://ukrstat.org/druk/publicat/kat_r/publnauka_r.htm). Se consultar a estatística de 2012 e a dividir por número dos habitantes de cada província (dados da Wikipédia), então a índice de Donetsk será 57; Luhansk – 56; Ivano-Frankivsk – 52; Volyn – 66; Lviv – 90; o campeão é a região de Kyiv – mais de 300. Ou seja, o mapa não estava “certo”.

Então, o que mostra o mapa? Recebi a dica num dos blogues. São números dos assassinatos voluntários por 100.000 habitantes. É um dado facilmente verificável na página do Ministério do Interior da Ucrânia (http://mvs.gov.ua/mvs/control/main/uk/publish/article/813157). Mais uma vez, foi calcular os dados manualmente e eles são muito próximos. Ao nível da criminalidade, a região de Kharkiv é líder, seguida pelo Donetsk e Luhansk, os regiões ocidentais são mais pacíficos, com 2-3 assassinatos por 100.000 habitantes (FONTE).

Resumindo, mais uma vez a “Novoróssia” superou a “junta sangrenta”, os seus moradores e criadores deveriam se sentir felizes...

O terrorista-nazi é primo do artista pacifista

As páginas terroristas e separatistas informam sobre a liquidação, algures na região de Donetsk, pelas forças ucranianas, do voluntário terrorista “Shaman” (Chamam), que comandava um grupo de sabotagem, composto pelos apoiantes do partido neo-nazi russo: Unidade Nacional Russa (RNE).

O insólito da notícia é o facto de defunto ser o primo do popular ator e realizador russo Dmitri Dyuzhev que ainda no inverno de 2013/14 tomou a posição pública pró-Ucrânia, apoiando Maydan de Kyiv, antes da ocupação da Crimeia e da guerra atual. Dyuzhev chegou a publicar a carta aberta aos cidadãos de Rússia e da Ucrânia em que pedia perdão pelas ações das autoridades russas, as acusando de cometerem os atos ilegais. 

Dado que o primo-terrorista era em tudo oposto ao seu familiar talentoso, nos últimos anos eles já não se comunicavam, informa a página 62.ua

RIP Olexander “Black” Reichert


Recentemente, no combate contra os terroristas russos na vila de Pisky morreu o voluntário do Corpo Voluntário Ucraniano “Sector da Direita” (DUK PS), judeu ucraniano Olexander Reichert (1996), nome de código “Black”, natural da Kherson, a região cobiçada pelos terroristas. Na frente da batalha continua a sua namorada, também voluntária do DUK PS (FONTE). 





Sem comentários: