domingo, outubro 19, 2014

O fotógrafo, ator, escuteiro e voluntário ucraniano more na OAT

O fotógrafo, ator, escuteiro, voluntário e ativista social ucraniano, Viktor Gurniak, morreu nos arredores da localidade de Schastia (região de Luhansk), quando a sua unidade do batalhão “Aydar” foi atingida pelo fogo de morteiros dos terroristas russos.
Aldeia de Dmytrivka (Luhansk) após ser atingida pelos disparos dos terroristas foto@ Viktor Gurniak/INSIDER
Viktor Gurniak nasceu em 1987 na província de Ternopil, foi graduado pelo Colégio Técnico da Universidade Estatal Técnica de Ternopil.
Militares ucranianos carregam o sistema de mísseis "Grad" foto@ Viktor Gurniak/INSIDER
Ele passou pelo diário “20 minutos”, foi chefe-editor do jornal dos escuteiros de Ternopil, “Plast”. Colaborava como fotógrafo com agências informativas UNIAN e REUTERS, era um dos co-fundadores da agência fotográfica LUFA. Também chefiava a ONG “Fundação das Iniciativas Regionais” e em 2003-04 foi o porta-voz regional do partido “PORÁ”.
Militares ucranianos descansam: algures na província de Luhansk foto@ Viktor Gurniak/INSIDER
Desde dezembro de 2013 Viktor Gurniak colaborava com o Internet-projeto INSIDER. Mais tarde, como voluntário, estava ajudar no apetrechamento do batalhão “Aydar” (comprava e trazia lhes os capacetes, coletes prova-de-bala, etc), no verão de 2014 se tornou o voluntário do “Aydar”.
Aldeia de Luhanske (nos arredores de Luhansk) sob controlo das forças ucranianas foto@ Viktor Gurniak/INSIDER
O jovem patriota ucraniano passou pela Maydan, estava na Crimeia durante a ocupação russa, ele sempre tentava ajudar à toda a gente. Agora a sua família precisa da nossa ajuda, pois Viktor deixa a esposa e uma filha pequena, é possível os ajudar transferindo os fundos para o cartão do PrivatBank: 5211 5374 2312 9332 Yedynak Olesia Ivanivna (Olesia Yedynak-Khoma).
A evacuação dos feridos ucranianos foto@ Viktor Gurniak/INSIDER 
Ver as suas últimas reportagens do leste da Ucrânia:
Os militares ucranianos celebram a festa religiosa do Salvador Macieiro foto@ Viktor Gurniak/INSIDER
Em outubro de 2007 o nosso blogue já escreveu sobre o vídeo musical “Não dizendo à ninguém”, da autoria dos músicos ucranianos Sashko Polozhinsky e Andrij Pidluznij (Nichlava), feito para homenagear o Exército Insurgente da Ucrânia (UPA).
A cidade de Lysychansk após a libertação foto@ Viktor Gurniak/INSIDER
O vídeo foi filmado no mosteiro destruído de Zagorivske, na região de Volyn (Ucrânia Ocidental), onde nos dias 8 – 11 de Setembro de 1943, um grupo de guerrilheiros do UPA, chefiado pelo comandante Bereza (Andriy Martynyuk ou Marcynyuk), enfrentou o exército alemão, apoiado pelos colaboracionistas polacos. Em resultado do combate, os alemães sofreram pesadas baixas, o mosteiro foi parcialmente destruído e incendiado pela aviação nazi, uma parte dos guerrilheiros consegui sair do cerco, comandante Bereza morreu em combate.

UPD/2018: no dia 19 de outubro de 2018 Viktor Gurniak será recordado numa missa pública, às 9h30, na igreja de São André, na rua Varshavska, 38 e depois às 10h30 no memorial dos membros do Plast (movimento escuteiro ucraniano) no cemitério de Lychakivske, na cidade de Lviv.

Viktor Gurniak participou nas filmagens do vídeo, ele é o guerrilheiro em camisa bordada e com a cabeça ligada. Como diz músico Sashko Polozhinsky: “agora essa canção também é sobre ele”...
http://www.youtube.com/watch?v=y3iFqeNakIw

Descarregar o vídeo “Ne kazhuchy nikomu” (Não dizendo à ninguém):
http://5.ua/img/forall/videos/tartak_i_nichlava_ne_kajuchy_nikomu.avi [60 Mb]

As forças ucranianas libertaram a aldeia de Krymske

No dia 19 de outubro de 2014, as unidades das FAU libertaram dos terroristas russos a aldeia de Krymske na região de Luhansk. A libertação foi pacífica, pois os terroristas russos (“cossacos de Don”) fugiram nas vésperas, sem oferecer a menor resistência. Dado que antes da ocupação russa a aldeia pertencia ao distrito de Slovianoserbske e o distrito está sob ocupação terrorista, de momento a aldeia passou para a jurisdição do distrito Novoaydarivsk, sob controlo da Ucrânia. 
No edifício da junta de freguesia local foi içada a bandeira da Ucrânia, o que originou os disparos dos mísseis “Grad” dos terroristas contra a aldeia, felizmente, os mísseis cairam no campo aberto à cerca de 1,5 km da aldeia, informou o governador da província de Luhansk, o general Hennadiy Moskal, escreve The Insider

Sem comentários: