segunda-feira, setembro 29, 2014

Escreva à ucraniana – prisioneira de guerra

A piloto-aviadora ucraniana, Nadia Savchenko, raptada pela autoridades russas e levada para o julgamento ilegal na Rússia, foi transferida recentemente para a cadeia do isolamento operativo (SIZO) № 6, uma cadeia feminina de Moscovo que possui uma ala usada para aprisionar as ex-funcionárias dos serviços de segurança.

No entanto, o partido político VO Batkivshyna (da Yúlia Tymoshenko) colocou Nadia Savchenko como № 1 da sua lista eleitoral. Na altura, a sua irmã, Vira Savchenko, publicou a carta que Nadia escreveu ainda da cadeia de Voronezh no dia 8.09.2014.

“Queridos ucranianos!
O mais difícil para uma pessoa é a escolha... Eu própria nunca teria forças para fazer essa escolha sozinha. Obrigado por aliviar o meu fardo. Eu escutei o pensamento dos 6.000 ucranianos. Naturalmente, isso não é toda Ucrânia. À todos irei escutar nas eleições. Não vou me espalhar e prometer chorosamente... A verdade é que eu não sei como e o que fazer. Mas não são santos que fazem as panelas. Iremos restaurar e fortalecer a Ucrânia juntos. Eu não irei temer este trabalho, isso vós prometo. Nas eleições eu vou junto com o partido “Batkivshyna” (Pátria), e não perguntem por que é assim! Não é o lugar que embeleza a pessoa, mas a pessoa embeleza o lugar. Vamos tentar juntos embelezar a nossa Pátria – Ucrânia. Obrigado, Nadia!”

No dia 26 de setembro o tribunal moscovita apreciava o recurso da defesa da Nadia Savchenko, que contestava a decisão anterior de submete-la ao exame psiquiátrico compulsivo no Instituto psiquiátrico Serbsky, conhecido pela sua perseguição aos dissidentes soviéticos nas décadas 1970-1980.

Nessa audiência deveria estar presente a chefe da bancada dos Verdes do Parlamento Europeu, Rebecca Harms. No entanto, as autoridades russas detiveram a deputada no aeroporto de Moscovo e apesar do passaporte diplomático, após 3 horas de detenção, deportaram fora da Rússia. Deste modo Rebecca Harms foi a primeira deputada do Parlamento Europeu proibida à entrar na Rússia.

Eis o que escreveu a própria Rebecca Harms:

Hoje eu estava planeando viajar para Moscovo, a fim de juntar-se a próxima audiência do caso Savchenko no dia 26 de setembro. No entanto, apesar do meu passaporte diplomático, fui impedida de entrar na Rússia. Disseram-me para tomar o próximo avião de volta e qualquer entrada na Rússia seria considerado um acto criminoso (FONTE).

Escreva uma carta para apoiar Nadia Savchenko neste momento dramático da sua via:

Savchenko Nadezhda Viktorovna
Rússia, 109388, Moscovo, ul. Shosseinaia, № 92
FKU, SIZO № 6 UFSIN – Moscovo

Quem quiser, poderá apenas imprimir o endereço em russo e cola-lo à carta à enviar à Nadia.

Ler mais sobre Nadia:
Terrorismo russo ilimitado

Bónus
https://www.youtube.com/watch?v=1aSZmxh_jKs&feature=youtu.be

O vídeo da transferência da Nadia Savchenko da cadeia de SIZO de Voronezh à semelhante cadeia em Moscovo. Nove (!) guardas estavam acompanha-la, temendo a sua alegada tentativa de fuga. No vídeo se nota que a piloto ucraniana está absolutamente calma, quando os guardas perguntam se ela tem queixas, Nadia respondeu: "Obrigado, rapazes pelo trabalho! Foi agradável saber o que é uma cadeia!" Depois, se virando para a câmara e pegando o saco com os livros, Nadia acrescenta em ucraniano: "Para que as mãos não fiquem vazios!" #SaveOurGirl  

Sem comentários: