terça-feira, agosto 05, 2014

Os deuses da guerra


A destemível jornalista ucraniana Nastya Stanko fez uma nova reportagem sobre a guerra russo-ucraniana. Desta vez os seus heróis são os artilheiros ucranianos que combatem o terrorismo no leste para que este “não se alastra pela Ucrânia”.

“Artilharia é o Deus da guerra” é uma tatuagem que aparece no braço do comandante do pelotão. Quando eu fechava ouvidos e abria a boca, ele nem se mexia. Enquanto o meu microfone gravou como naquele momento batia o meu coração. Obuses ucranianos (artilharia de longo alcance) disparavam 6 (peças) de uma vez só.

Depois nos assistíamos o vídeo on-line que gravava o VANT do batalhão “Donbas”, par ver se acertamos no alvo. Ele voava ainda antes de começarem disparar os obuses. Era bem visível que a cidade de Pervomaysk e a sua população não foi atingida pela artilharia ucraniana.

Depois da ação o soldado disse me: “como estou cansado de matar as pessoas, mesmo sendo terroristas”. Bons rapazes. Fazem um trabalho difícil e pesadíssimo, mas dizem com entusiasmo que amam o seu ofício. E mais, o seu comandante disse: “heroísmo acontece onde algo não correu bem”. Onde tudo está em ordem e segundo o plano, não há heróis e isso é certo. A unidade em 5 meses no leste não tive nenhum morto, embora passaram pelo Sloviansk, Krasniy Lyman, Siverskdonetsk, Lysychansk, Papasna...

Pelas fotos agradeço @Maks Levin
https://www.youtube.com/watch?v=VADt6i2Xzd4
A “Fúria” da OAT

Os artilheiros de uma das unidades das forças da OAT usam na frente da batalha o UAV (VANT) chamado “Fúria” para o reconhecimento das posições dos terroristas. O aparelho foi construído pelos ativistas ucranianos de Kyiv, que em seguida, ofereceram-o ao batalhão “Donbass”.

O VANT envia a imagem em tempo real à base, os dados são transferidos aos artilheiros que os colocam no mapa e usam para corrigir o seu fogo. O mesmo UAV é usado para determinar a eficácia do mesmo. A nova tecnologia permite reduzir o erro em +/- 10 metros, por isso o sistema por agora só é usado em campo aberto.

A “Fúria” já foi alvo do fogo terrorista, mas eles não conseguiram abate-lo. Por sua vez, as forças ucranianas já conseguiram abater diversos UAV'es russos, que penetram no espaço aéreo ucraniano ilegalmente.

Fonte:
http://rus.newsru.ua/ukraine/04aug2014/bespilotnikfuria.html

Sem comentários: