quinta-feira, agosto 14, 2014

Ortodoxos da Ucrânia escolheram o Metropolita

A Igreja Ortodoxa da Ucrânia – Patriarcado de Moscovo, escolheu um novo líder espiritual, após a morte do Volodymyr (Sabodan). A igreja, parcialmente dissociada à nova sociedade ucraniana que nasce após a Maydan, tem pela frente o enorme desafio em encontrar a sua própria identificação religiosa e nacional.

A escolha da igreja caiu sobre o Metropolita Onufriy (Berezovskiy), anteriormente o Metropolita de Chernivtsi e Bukovyna, o bispo que desempenhava as funções do metropolita após a morte do seu antecessor. 
https://www.youtube.com/watch?v=h3DfmM_-W_Y

As eleições decorreram à porta fechada no Mosteiro de Kyiv-Pechersk, o novo Metropolita é um dos bispos mais importantes na hierarquia da sua igreja. A sua entronização (o assumir do cargo), decorrerá no dia 17 de agosto no Mosteiro de Kyiv-Pechersk em Kyiv.

Fonte:

Blogueiro

É possível concluir que a eleição do Metropolita Onufriy é uma tentativa de procura de consenso dentro da igreja. Os seus concorrentes, Antoniy, era preferido pelo Moscovo, Symeon será a escolha do Kyiv. O Governo ucraniano decidiu não interferir diretamente na eleição, pois qualquer interferência seria contraproducente e explorada, em pleno, pela propaganda anti-ucraniana. Mas o problema fica. Ainda em 2005, após a vitória da Revolução Laranja, um dos “tecnólogos políticos” russos, na atura à trabalhar para o Partido das Regiões disse: “A Igreja Ortodoxa – Patriarcado de Moscovo, é único instrumento de influência, ainda não comprometido, que temos na Ucrânia”. De lá para cá, neste aspecto, nada mudou.
Padre da UPC-MP (IOU-PM) abençoa o terrorista russo Igor Girkin
Desde o início da OAT a igreja ainda não emitiu uma opinião clara sobre o assunto (!), não tomou a posição sobre anexação da Crimeia. Por diversas vezes foi noticiado o envolvimento do seu clero no apoio aos separatistas e terroristas. Recentemente, uma comunidade inteira abandonou a igreja, filiando-se na Igreja Ortodoxa da Ucrânia – Patriarcado de Kyiv, após a recusa do pároco local de celebrar a missa ao corpo e alma do militar ucraniano que morreu no decorrer da OAT.  

Bónus

Na cidade de Schastia (região de Luhansk), em 5 de agosto, os voluntários do batalhão da auto-defesa territorial “Aydar” ajudaram na desmontagem do monumento ao ídolo comunista Lenine. A própria cidade foi liberada no dia 14 de junho, no decorrer da libertação foi aniquilado um bando terrorista bastante numeroso, liderado pelo “Batia” (Paisão). O próprio “Batia” foi capturado vivo.
https://www.youtube.com/watch?v=YPnND1qDKUs

A “ajuda humanitária” russa em cartoon:





Sem comentários: