quarta-feira, agosto 20, 2014

Made in Ucrânia: os blindados populares

Blindado popular ucraniano: "Escorpião"
O nosso blogue já escreveu sobre o projeto do batalhão “Donbas”, chamadoCoche Popular”. Hoje queremos vos mostrar o projeto dos blindados populares, chefiado e supervisionado pelo voluntário ucraniano Dmytro Vovnyanko (na foto em baixo, contando nas suas próprias palavras).




Muitíssima coisa tive que fazer nesta guerra, mas nunca construí os blindados. Então, tive que começar à construí-los...



Na primeira foto aparece o blindado ligeiro "Escorpião" na base de chassi do UAZ. Armamento – metralhadora de grande calibre 12,7 mm. No outro caso (foto em baixo) a metralhadora é uma DShK.

O aparelho construído, usando essa tecnologia, já há um mês que luta com sucesso na frente de batalha e vocês podem rir, mas os rapazes sem medo o usam contra os blindados BTR. A metralhadora de calibre 12,7 mm rasga a armadura do BTR facilmente, enquanto a máquina (ucraniana) permanece inatingível ao armamento do BTR, a sua torre blindada simplesmente não consegue virar-se tão rapidamente.
Blindado na base do pick-up "Nissan" 
É difícil atingir essa máquina com RPG – a sua linha baixa não permite “apanha-la” na mira. A máquina aguenta a bala de calibre 5,45 mm (do Kalashnikov), o novo blindado ligeiro russo “Tigre” é furado com a mesma bala facilmente. E um saber-fazer dos rapazes (duas fotos, em baixo) que aguenta as balas de 5,45 mm. A chapa de aço, camada de cantoneiras, uma nova chapa... A armadura do “Tigre” russo está à anos-luz.


Em fim, queridos homens com as habilidades de serralheiro ou de reparação automóvel. Se vocês estão preocupados como “o que será com a pátria e com todos nos” e desejam, não com as palavras, mas com a rebarbadora, máquina de soldar e pé-de-cabra reforçar a defesa do seu próprio país, mandem me uma mensagem privada. Sempre demos as boas-vindas aos rapazes com as mãos experientes.

RIP Vadym Rychkov
Tetiana e Vadym na zona da OAT
No dia 22 de junho de 2014 o nosso blogue contou a história da Tetiana Rychkova, a voluntária engajada na OAT, que conduzindo a sua própria carrinha “Fiat”, levava os mais diversos mantimentos às unidades do exército ucraniano que combatiam os terroristas no leste do país. O seu marido, Vadim Rychkov, se alistou no exército ucraniano ainda em março de 2013; mas no último dia 17 de agosto ele morreu em combate, defendendo a Ucrânia até o seu último esforço.

A inquebrável Tetiana escreveu no Facebook:

“Ontem no meu mundo tudo virou. Mas é o meu mundo. Glória eterna aos Heróis!” e numa outra postagem: “Petró Oleksiyivych (Poroshenko), foi o primeiro, logo pela manha, que me manifestou as suas condolências. Ele prometeu vingar todos os mortos. E eu acredito nele. Pois caso contrário eu vou me alistar nas nossas forças armadas! E vou vingar!”

1 comentário:

Anónimo disse...

Veja isto:

http://englishrussia.com/2014/08/20/ukrainian-flag-on-stalins-skyscraper/#more-150960