segunda-feira, agosto 11, 2014

A batalha de Savur-Mohyla

Savur-Mohyla em 2011
A colina Savur-Mohyla é o ponto mais alto de toda a região de Donetsk (277,9 metros), permitindo visualizar a região numa distância de 30-40 km. No passado foi um símbolo da liberdade dos cossacos ucranianos na sua luta contra o império Otomano.
Savur-Mohyla em 9.08.2014





Monumento improvisado aos ucranianos que tombaram pela pátria em 2014
Na II G.M., aqui decorriam as batalhas sangrentas entre forças soviéticas e o exército alemão. Na atual guerra russo-ucraniana, Savur-Mohyla novamente se tornou um posto estratégico, os terroristas alvejavam à partir da colina as posições das forças armadas da Ucrânia na fronteira com a federação russa.
25ª Brigada aerotransportada das FA da Ucrânia com a bandeira da sua unidade 
Pela primeira vez as forças ucranianas tomaram a colina no dia 28 de julho, mas tiveram que abandonar as suas posições por falta de apoio logístico. No dia 8/9 de agosto, Savur-Mohyla foi definitivamente tomada pelos para-quedistas da 25ª Brigada aerotransportada das FA da Ucrânia. Aparentemente, os terroristas perderam na batalha pela Savur-Mohyla quase a totalidade dos efetivos do seu agrupamento “Vostok” (Leste). Como escrevem eles próprios: “Savur-Mohyla foi deixada por últimos 6 combatentes vivos da brigada “Vostok”” (FONTE).

Mas Ucrânia também paga um preço altíssimo pela sua libertação da ocupação estrangeira. Assim, a fotógrafa, blogueira e voluntária do “Corpo Voluntário” (formado na sua sua maioria pelos ativistas do Sector da Direita), Olena Bilozerska, escreve que em dois dias de combates nos arredores de Savur-Mohyla o Corpo perdeu 4 combatentes mortos e 9 feridos.

RIP Mykola Berezoviy (batalhão “Azov”)

Escreve ex-presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili:

Na luta contra o imperialismo russo morreu Mykola Berezoviy (na foto com a esposa), ele estava nas fileiras do batalhão “Azov”; ainda nos anos 1990 ele lutou pela independência da Geórgia.

Era uma personalidade da luz, um grande patriota da Ucrânia e um símbolo de como intimamente são ligados os destinos de Ucrânia e da Geórgia. As minhas condolências à sua esposa, o meu amigo e o símbolo da luta heróica dos ucranianos – Tetiana Chornovil (a jornalista investigativa ucraniana barbaramente agredida nos arredores de Kyiv em dezembro de 2013 à mando do regime do Yanukovych).

No dia 11 de agosto, o presidente da Ucrânia Petró Poroshenko, condecorou Mykola Berezoviy, à título póstumo, com a ordem militar “Pela Bravura” do 3º grau (ordem número 641). É de recordar que Mykola Berezoviy morreu no dia 10 de agosto, no decorrer da OAT, salvando um dos companheiros feridos, pagando pelo este feitio com a sua própria vida. 

Ucrânia consegue a libertação dos oficiais da 72ª Brigada

Os cinco oficiais ucranianos, comandantes da 72ª Brigada mecanizada das FA da Ucrânia, cujos efetivos entraram no território russo por não puderem resistir mais, foram libertados incondicionalmente e entregues às autoridades ucranianas na noite de 9 para 10 de agosto. Ivan Voytenko e quatro dos seus subordinados entraram na Ucrânia, à 1h40 de manha no posto fronteiriço Milove (região de Luhansk). O FSB acusou injustamente os oficiais ucranianos de alvejar o território russo e os deteve ilegalmente no isolamento prisional (ameaçando com o julgamento e decretando a sua prisão temporal por dois meses, tentando arrancar as “confissões” forjadas), informa o 5º canal da TV ucraniana.

Mykolaiv recebe em euforia os militares da 79ª Brigada


Cansados, com barbas por fazer, bronzeados até ficarem escuros, os militares da 79ª Brigada aerotransportada especial foram recebidos na cidade de Mykolaiv com flores, uma banda à tocar e um onda especial de elevação. Como disse alguém na multidão: “Talvez assim recebiam os vencedores em 1945”.

Os para-quedistas de Mykolaiv ficaram conhecidos em todo o país. Eles romperam o cerco, e ninguém levantou as mãos e nem cruzou a fronteira, que estava à uma distância de apenas cinco quilómetros. O jipe ​​com nosso já famoso Yuri Biryukov quase que levantaram – tanta gente queria abraçá-lo. Rapazes – vocês são melhores! (FOTOS1 e FOTOS2).
https://www.youtube.com/watch?v=6dmUvw6OCkY

1 comentário:

Anónimo disse...

Nao seria o caso de avisar as autoridades ucranianas sobre o terrorista brasileiro que quer se juntas aos terroristas russos!