terça-feira, agosto 12, 2014

A 5ª coluna “humanitária” avança contra Ucrânia*

A coluna formada por 280 camiões KAMAZ com ajuda humanitária aos moradores do leste da Ucrânia saiu da cidade russa Naro-Fominsk, nos arredores de Moscovo, informa a página  RIAN. A coluna trará aos moradores do leste da Ucrânia cerca de 2.000 toneladas de carga humanitária, recolhida pelos moscovitas e moradores da província de Moscovo.

É talvez a coluna de ajuda humanitária mais inusitada que eu vi, escreve Rustem Adagamov, o fotógrafo e influente blogueiro russo, Drugoi. Nenhuns sinais de identificação, placas de matrículas — nada. A imprensa russa também informa contraditoriamente. RIAN escreve simplesmente sobre uma coluna automóvel, o canal televisivo (militar e militarista) TV Zvezda menciona uma coluna do Ministério das Situações de Emergência (MinSitEm), embora todos os equipamentos daquele ministério possuem as placas de matrícula e são pintadas de uma determinada maneira. Página Vesti-24 também escreve sobre MinSitEm e até mostra o vídeo de carregamento dos camiões, não mostrado nas fotografias.

No entanto, a pertença dos camiões torna-se evidente neste vídeo. Vê-se que ao lado da coluna estão militares e dos KAMAZes ainda não foram retiradas as matrículas. Eu estou longe de pensar que a coluna está trazer “ajuda humanitária” em forma de armamento – para isso não havia necessidade de dificultar tanto as coisas. O mais provável é mais uma demonstração da força, (do tipo), faremos aquilo que achamos necessário (RIAN). Talvez por isso, no caso participa não MinSitEm que pareceria lógico em qualquer outra situação, mas o exército, embora não oficialmente. Na página do MinSitEm, entre a informação operativa não há uma única palavra sobre essa coluna automóvel (em russo ou inglês). Já a (localidade) de Alabino, da onde saiu a coluna, é o local de aquartelamento da 2ª Divisão Motorizada da Guarda “Tamanskaya” do exército russo (FOTOS).

Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=X72AmOyFN-M

* O título do artigo é de responsabilidade do nosso blogue

O objetivo é legalizar o separatismo, terrorismo e anexações

O ex-conselheiro do presidente russo, o economista Andrey Illarionov considera o chamado “comboio humanitário” como a etapa já trabalhada, por parte das autoridades russas, de metodologia de anexações dos territórios alheios.

“O que agora está tentando fazer Putin, na linguagem do direito internacional se chama a legalização da agressão – disse Illarionov. – A entrada do chamado “comboio humanitário”, “tropas de paz”, “unidades do Ministérios de Situações de Emergência” é uma das etapas, já trabalhadas, por parte das autoridades russas, da metodologia de anexações dos territórios alheios.

Ajuda humanitária russa (fraldas descartáveis) achada previamente na base dos
terroristas em Lysychanks, na caixa está escrito "Tropas Humanitárias"...
“Primeiro, no território alheio começam atuar os sabotadores e terroristas, depois torna-se claro que eles não conseguem enfrentar as forças armadas do país em que operam, ao seu auxílio ocorrem, apressadamente, as chamadas “tropas de paz”, as “missões humanitárias”, os “comboios do Ministérios de Situações de Emergência”, o verdadeiro propósito dos quais é a legalização do separatismo, terrorismo e anexações. Este cenário é bem conhecido, a metodologia foi aplicada pelo agressor repetidamente, na Abecásia, Ossétia do Sul, Transnístria ...”

Além disso ele observou que anexação da Crimeia, o apoio aos terroristas no Donbas, o declarado chamado “comboio humanitário do Ministérios de Situações de Emergência” se enquadram plenamente na definição de agressão, estabelecida pela Resolução № 3314 da Assembleia-Geral das Nações Unidas em 14 de dezembro de  1974: “um dos sinais que qualificam a agressão: a mobilização das forças armadas ou de outras unidades de segurança de um Estado no território de outro sem o seu consentimento, independentemente de como essas forças são chamadas, mesmo da manutenção da paz, humanitárias, de acompanhamento”.

“Estamos falar de um crime grave, quer do ponto de vista do direito internacional, quer do ponto de vista do Código Penal da Ucrânia e da Federação Russa”, – disse Illarionov.

Fonte:

Ucrânia prepara-se para a agressão militar russa

Ucrânia formou as reservas militares para cobrir a fronteira em caso de uma invasão das tropas russas. O anúncio foi feito pelo porta-voz do centro de imprensa do Conselho Nacional da Defesa e Segurança da Ucrânia (RNBO), Andriy Lysenko, num encontro com os jornalistas em 11 de agosto de 2014.

“Temos que entender que essas unidades não serão capazes de deter todos (os invasores), eles foram criados para parar o avanço, para que o país pudesse ser mobilizado e usar todo o seu potencial”, – explicou Lysenko.

Anteriormente, foi relatado que a Rússia colocou na fronteira com a Ucrânia, 45 mil soldados, 160 tanques, 1.360 veículos blindados, 390 sistemas de artilharia, 150 sistemas “Grad”, 192 aviões de combate e 137 helicópteros de ataque.

Fonte:

A a culpa, como já dissemos antes, é claramente dos americanos, são certamente eles que obrigam os soldados russos dispararem contra o território da Ucrânia, gritando: “Contra os ucranianos, fogo! Contra os ucranianos, fogo!”

https://www.youtube.com/watch?v=RujhgxTS8o0

Sem comentários: