terça-feira, julho 01, 2014

O Presidente da Ucrânia termina o cessar-fogo no Donbas

O Presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko, após a reunião do Conselho Nacional de Defesa e Segurança da Ucrânia (RNBO), decidiu terminar o regime do cessar-fogo unilateral no Donbas.

Assim, o cessar-fogo, declarado pelo Presidente em 20 de junho e estendido às 22h00 do dia 30 de junho, é considerado oficialmente terminado.

“Iremos avançar e vamos libertar a nossa terra. A não renovação do regime do cessar-fogo é a nossa resposta aos terroristas, rebeldes, saqueadores, todos aqueles que estão maltratar as populações civis, quem paralisa o funcionamento da economia da região, quem impossibilita o pagamento de salários, pensões, bolsas estudantis, que explode os caminhos-de-ferro, destrói as condutas de água, quem privou as pessoas de uma vida pacífica normal”, - disse o Presidente no seu discurso à nação.

Fonte:

Só para recordar: o cessar-fogo custou à Ucrânia a vida dos 27 militares, 69 foram feridos...

O reinício da OAT
BM-30 "Smerch" ucraniano avança à frente leste 
O blogueiro Ihor Tiholaz que faz o monitoramento do twitter escreve:

Parece que os nossos militares não perdem o tempo desde 22h00. Decorre o avanço massificado. As informações do twitter:

SPaWN _ua
Agora eu vi tudo. Baterias do Grad. Disparos noturnos. Mas que fogo de artifício. Mas que forza! Quem vê a localidade de Rovenki (região de Luhansk), pode ver e ouvir tudo isso. Glória à Ucrânia!

Por uma só palavra, durante o cessar-fogo ‪OAT nos achávamos os campos, locais de deslocação dos terroristas. E agora começou a limpeza com artilharia. Glória à Ucrânia!

Ukrainian Forces
Agora podemos dizer que nas áreas junto à fronteira, nos bosques, havia (agora já HAVIA) imensos campos dos terroristas, mais os equipamentos colocados do (território) da federação russa.

Talvez não foi de graça que rastejamos nos arredores de ‪#Luhansk durante duas semanas, pela informação operativa mandam que são desferidos os golpes da artilharia e da aviação.

Хуевое Снежное
Na (cidade de) Snizhne (está presente) a aviação.

2 comentários:

Anónimo disse...

O cessar-fogo foi um erro do governo ucraniano. Infelizmente Kiev demonstra falta de habilidade na estrategia militar e uma certa ingenuidade. A russia sabe controlar os terroristas. O cessar-fogo deu aos terroristas a oportunidade de se reorganizarem, rearmarem e trazerem mais terroristas pra territorio ucraniano. Agora que as batalhas irao ser retomadas eles estarao mais fortes. O governo ucraniano estava indo bem, estava avancando. Nao entendo o recuo. A cidade de Mariupol havia sido retomada. O recuo so deveria ser feito com a derrota ou rendicao dos terroristas.

Jest nas Wielu disse...

Muito pelo contrário, meu caro anónimo, a semana das tréguas era necessária para assinar o acordo com a UE; mais 1000 terroristas para cá ou para lá não faz muita diferença; eles se queixaram que hoje perderam 1000 unidades; a Mariupol desde a sua retomada continuava como sede do governo local de Donetsk. Sem ofensas, mas é simples comandar as tropas nossas sentando no sofá no seu país, faça melhor no terreno ;-)