terça-feira, julho 29, 2014

Grisalho aos 5 anos...

Vocês sabem o que é ficar com o cabelo grisalho aos 5,5 anos?! Aconteceu com o menino ucraniano Sasha (Olexander), na cidade de Lysychansk, após os terroristas disparavam nas suas costas e gritavam: é pá, o rapaz é muito rápido!” 


O menino não falou durante 7 dias. Só depois começou contar algo: sobre o papagaio Kesha, que ficou surdo, sobre a porquinha-da-Índia Dasha que começou o morder fortemente. Não tiveram o tempo de levar os animais até a cave e o pequeno ficava muito preocupado com eles.

No apartamento do Sasha agora vivem os rapazes da Guarda Nacional da Ucrânia. Nos apartamentos dos vizinhos também. Diferentemente da maioria dos residentes locais, que primeiro, recebem o pão e depois, afastando-se um metro, maldizem os, os pais do Sasha decidiram montar no seu quintal e na sua casa uma espécie do posto da Guarda Nacional. E agora na porta do banheiro, ao lado dos roupões caseiros está encostada uma pistola automática. Mas eles não são nada contra, muito pelo contrário. E não interessa que em vez dos vasos com as flores nas janelas agora estão sacos com arreia. E no sofá-cama desdobrável  dormem alguns soldados. E não interessa de tudo a aparência atual da sua moradia – o mais importante que essa moradia existe. Muitos, tiveram nos seus apartamentos os tapetes estilhaçados pendurados nas paredes metralhadas. Os terroristas montavam as suas posições de combate logo nos quintais. De propósito, transformando as pessoas em alvos.

....Sasha foi salvo da sua cabeleira grisalha pelo melhor amigo – soldado da Guarda Nacional. Exatamente graças à ele o rapaz começou falar novamente. Foi o soldado que propôs mudar o penteado grisalho para a “máquina zero”. Mas apareceu um outro problema – quando Sasha fica sentado, é possível notar na sua roupa os pequenos cabelinhos, o seu cabelo começou cair muito.

A mãe do Sasha está grávida. Quase não chora. Acostumou-se....

Entre os amigos deles há muitos que se juntaram às milícias separatistas. E muitos dos que estavam lá, disparavam contra os seus.

A própria cidade gradualmente volta à vida. Mas de maneira muito sofrível. Aqui até agora lutam pelo pão. Vocês nem imaginam até que ponto é uma imagem horrível: 
https://www.youtube.com/watch?v=pAg0n7T5NHw

Os separatistas assaltaram todas as lojas da cidade.

Sasha, ao despedir-se, agora diz: “Glória à Ucrânia”. Segura a mãe pela mão, com um orgulho  masculino, depois olha para a câmara e diz assim, para nos acalmar: não há medo, não fiquem assustados, agola estalemos todos bem”.

P.S. O 5º canal da TV ucraniana prepara um filme sobre as pessoas que aprendem a viver sem a guerra. Estas histórias curtas são apenas parte deste projeto global.

Fotos@: Yan Dobronosov

Vídeo (Sasha com os soldados da Guarda Nacional):
https://www.youtube.com/watch?v=X_ggnP6XMfQ

A boa nova!

Na localidade de Debaltsevo as forças ucranianas capturaram o terrorista sérvio, Bratislav Zivkovic (na foto em baixo no meio, com a cara destapada), o líder do bando terrorista «Jovan Sesic», juntamente com o franco-atirador sérvio que vocês poderiam ver no vídeo-amador terrorista: «Ah, o meu cu está todo estilhaçado! Ah, mataram o Santa».

Sem comentários: