segunda-feira, junho 23, 2014

Salvar a tenente ucraniana!

A blogosfera ucraniana exige a libertação da 1ª tenente aviadora Nadia Savchenko, capturada em combate, que se comporta no interrogatório terrorista com a dignidade inimaginável.

As circunstâncias da sua captura não são 100% claras, mas tudo indica que a oficial foi capturada pelos separatistas no decorrer do combate terrestre, na batalha pelo controlo da localidade de Metallist (arredores de Luhansk).

Os usuários do twitter pedem à todos os amigos e simpatizantes da Ucrânia para colocarem o retrato da aviadora (que já é conhecida como “G.I./soldado Jane ucraniana”) nas redes sociais, juntamente com o hashtag #SaveOurGirl, para mostrar publicamente o seu apoio à oficial ucraniana no cativeiro terrorista.

Nas vésperas, os terroristas colocaram na Internet o vídeo de interrogatório da Nadia Savchenko, onde apesar do tom acusatório e da sua posição indefesa, aviadora ucraniana demonstra uma altíssima dignidade do comportamento.

Nadia Savchenko é veterana da 2ª guerra do Iraque, serve no exército ucraniano há mais de 10 anos. O vídeo dá entender que ela foi capturada, quando tentava salvar os camaradas feridos: “Eu estava seguir os nossos feridos. Nos arredores de Metallist foram atingidos dois BTRes nossos, então eu foi ter com os feridos”, diz a 1ª tenente.

Tenente Savchenko não tem ilusões sobre as intenções dos terroristas. À pergunta do propagandista russo travestido de jornalista (na conversa este diz que vem do São-Petersburgo): “Se for libertada, você voltará novamente cá com as armas?”, oficial ucraniana responde: “Não serei libertada, serei assassinada. Notem, que me matará o vosso poder russo na base daqueles acusações que me são imputados”.

Recordemos que a propaganda russa, no seu já habitual cinismo ilimitado, acusa Nadia Savchenko, 1ª tenente, navegadora-operadora do helicóptero Mi-24 da Força Aérea da Ucrânia de ser “franco-atiradora, relacionada com o assassinato dos jornalistas russos” (ler Karma is bitch).

Vejam a reportagem que em 2011 a TV Militar da Ucrânia fez sobre Nadia Savchenko, pede o 5º canal da TV ucraniana:
https://www.youtube.com/watch?v=6GWePLY1T-M

Queda do helicóptero em Kharkiv

Na província de Kharkiv, no dia 21 de junho, caiu o helicóptero civil ucraniano Mi-8, que acabava de entregar o carregamento à zona da OAT. O helicóptero pertencia ao Serviço Estatal das Situações de Emergência, destacamento da cidade de Nizhyn (pátria do escritor ucraniano Mykola Gogol). O número dos falecidos e as razões da queda são investigados de momento.

RIP aos heróis tombados pela Ucrânia!

Bônus

Sem comentários: