segunda-feira, junho 02, 2014

“Carga 200” volta à Rússia nos camiões-refrigeradores


“Carga 200” na linguagem militar soviética (desde a guerra no Afeganistão), significava os caixões com os militares mortos; (“carga 300” eram feridos), atualmente essa expressão, por vezes abreviada até simples “200”, significa os combatentes mortos.
  
O grupo “Resistência Informativa” informa que cerca de 40 terroristas estrangeiros, abatidos pelas forças ucranianas durante a libertação do aeroporto de Donetsk são levados ao ponto da sua proveniência, a Federação Russa, escreve Censor.net.ua, publicando uma reportagem fotográfica deste acontecimento.

Por sua vez, o Serviço de Guarda-Fronteira da Ucrânia, explicou a razão de deixar passas as viaturas que transportam os terroristas mortos para fora da Ucrânia:

“Tanto quanto estou ciente da situação, Ucrânia demonstra a sua posição humanitária, e nós devolvemos aqueles estrangeiros (abatidos) que estavam no nosso território. Não precisamos deles para fertilizar a terra da Ucrânia”, – disse Serhiy Astakhov, chefe do Serviço de Guarda-Fronteira da Ucrânia, acrescentando que a remoção dos cadáveres é feito pelas NGO’s ligadas aos separatistas locais. Mas que a própria remoção decorre dentro dos parámetros legais.

Em relação aos terroristas vivos que estão tentando deixar o território da Ucrânia, os funcionários do serviço da guarda-fronteira devem detê-los, da mesma forma como aqueles que estão tentando invadir o território da Ucrânia, vindos da Federação Russa. Não existe nenhuma saída livre da Ucrânia. Estamos tentando proteger a fronteira na entrada e na saída”, - explicou Serhiy Astakhov, citado pela Censor.net.ua

O número e proveniência dos terroristas mortos

O chefe da Administração estatal de Donetsk, Olexander Lukianenko, disse que até 27 de maio em Donetsk morreram 36 pessoas, entre os 43 feridos estão registados 8 cidadãos russos, moradores das cidades de Grozny, Gudermes e Moscovo, escreve Newsru.ua
Camião-refrigerador com "carga 200" à deixar Ucrânia
Já Alexander Boroday, cidadão russo e um dos líderes separatistas de Donetsk, informou no seu twitter que 33 corpos dos cidadãos russos são transportados de Donetsk até a cidade russa de Rostov-no-Don, onde estes serão sepultados, informa Espreso.tv

Por fim, a página independentista chechena, Kavkazcenter.com, dá conta que pelos últimos dados, cerca de 43 chechenos pró-Kadyrov foram eliminados durante os combates na Ucrânia, outros 32 foram registados como “desaparecidos”. Os seus familiares receberam as ordens de não divulgarem as informações sobre a morte dos seus, caso contrário foram ameaçados com a punição e a privação de “compensações”.

A quantidade dos terroristas caucasianos abatidos era tão grande que chegou-se a noticiar que o morgue de Donetsk foi ocupado por eles. No entanto, a Administração estatal de Donetsk desmente essa informação, explicando que o morgue municipal foi temporariamente fechado por causa da detecção de engenhos explosivos não detonados nos corpos dos terroristas abatidos. Neste momento, o morgue funciona no regime normal, escreve a página do município da cidade.

Fotos dos terroristas mortos em Donetsk (fotos do necrotério, + 18):
http://archerss.livejournal.com/584746.html

Sem comentários: