sexta-feira, junho 13, 2014

A guerra convencional nas portas da Ucrânia

No dia 12 de junho o território da Ucrânia foi atacado por pelo menos três blindados T-64 russos, vindos da Rússia, em violação clara da soberania e da independência ucranianas. Nesta noite os combates intensos prosseguiam na zona da fronteira.

Escreve o blogueiro ucraniano Yuriy Butusov:

Os combates intensos decorrem na fronteira. Até o final do dia, podemos dizer que os mercenários russos abriram uma verdadeira frente russo-ucraniana. A situação exige a convocação imediata da reunião do Conselho Nacional de Defesa e Segurança (RNBO). Os militares russos, operando sob o disfarce de “milicianos”, criaram uma zona verdadeiramente fortificada entre o posto fronteiriço “Dolzhansky” e a cidade de Snizhne, na região de Donetsk. O inimigo usa tanques (!), veículos blindados, mísseis anti-tanques, sistemas de artilharia antiaérea, metralhadoras pesadas, morteiros. Os terroristas estão tentando contrariar a operação das forças armadas ucranianas na defesa da fronteira estatal. As brigadas aeromóveis e as forças especiais do exército ucraniano, apoiados por helicópteros de combate, estão cortar as linhas da logística dos terroristas vindos da Rússia.

As tropas ucranianas continuam a atacar terroristas, que sofrem danos pesados; na sua maioria são os cidadãos russos. Durante o rompimento da zona fortificada, as forças ucranianas também tiveram diversas baixas. As unidades da 79ª brigada aeromóvel de Mykolaiv foram vítimas de uma emboscada. Um ataque feroz foi suportado pelos grupos de reconhecimento do 3º Regimento de Forças Especiais do Exército de Kirovohrad.

Segundo as fontes da edição on-line “Cenzor.Net”, três soldados ucranianos morreram, 26 foram feridos. Tombarem em combate dois militares da 79ª brigada aeromóvel e um do 3º Regimento de Forças Especiais. Os pára-quedistas feridos foram transportados ao Dnipropetrovsk, onde recebem toda a assistência necessária.

Glória eterna aos Heróis que morreram, defendendo a liberdade e a Independência da Ucrânia!

Controlo sobre a fronteira

O serviço de imprensa do presidente ucraniano, Petró Poroshenko, informou que em resultado da operação militar a Ucrânia retomou o controlo sobre cerca de 100 km da fronteira comum (praticamente desprotegida e não demarcada até hoje). As forças ucranianas tiveram que combater os tanques (!) inimigos /.../ que apareceram do território da federação russa, se lê no comunicado.

Devido à insegurança na fronteira, Ucrânia fechou temporariamente 7 postos fronteiriços na província de Luhansk e 1 na província de Donetsk, informando oficialmente a contra-parte russa. Mas a situação foi aproveitada pelos terroristas da “rp de Luhansk”, que ocuparam estas instalações, diz Korrespondent.net

No entanto, o chefe do Centro anti-terrorista ucraniano, general Vasily Krutov (foto em baixo) garantiu que muito em breve a fronteira com a Rússia será controlada e fechada.

“Durante os anos da Ucrânia independente não era esperada a agressão daquele lado. Portanto, era fisicamente impossível fechar a fronteira imediatamente. Mas aprendemos depressa e tiramos as devidas conclusões. Agora são realizados os movimentos necessários de forças, o que permitirá que nos próximos dias garantiremos o controlo da fronteira” – informou o general Krutov.

Ele também observou que o fecho da fronteira com a Rússia é um dos passos fundamentais para o sucesso da Operação anti-terrorista (OAT). “Este é um dos passos-chave e, em seguida, para ter o sucesso na operação anti-terrorista será preciso pouco tempo. A liderança da OAT atua suficientemente profissionalmente e criticar as suas ações eu não vejo nenhum senso”, - disse o chefe do Centro anti-terrorista, escreve Korrespondent.net

Tanques russos nas ruas da Ucrânia
Blindados russos na passagem pela Makeevka
No dia 12 de junho, pelo menos três tanques T-64 (ou T-72) e alguns camiões militares, ostentando a bandeira russa, foram vistos na sua passagem pelas cidades ucranianas de Makeevka, Torez e Snizhne (Snezhnoe). Especulava-se que eles se dirigiam à cidade de Donetsk.
https://www.youtube.com/watch?v=q977zU2J1ww#t=65

No entanto, há informação do que na cidade de Torez uma parte da coluna dos blindados russos foi atacada pelas forças desconhecidas. Dado que o ataque se deu na zona de barragem municipal, um local estratégico, pode-se pensar em ação das forças especiais da Ucrânia. A imprensa ucraniana também noticia que pelo menos um dos blindados dos invasores foi danificado nas vésperas. Os moradores da cidade notaram que essa operação foi acompanhada pelo desaparecimento das redes de telefonia móvel. De momento não se sabe ao certo quem exatamente atacou os terroristas e os resultados deste combate, informa 24tv.ua

Bônus
Momento da demissão do Mykola Lytvyn
Há informação ainda não confirmada oficialmente do que o chefe da guarda-fronteira ucraniana, Mykola Lytvyn (o filho do ex-chefe do parlamento ucraniano, Volodymyr Lytvyn), assinou o pedido de demissão, mostrando mais uma vez que a revolução ucraniana continua. É preciso recordar que no dia 12 de junho, os ativistas da Maydan se reuniram em Kyiv no piquete pacífico do edifício do Serviço Estatal de Guarda-fronteira, para exigir a demissão do Sr. Lytvyn. Além disso, os ativistas exigiam a demissão de todos os funcionários do Serviço, cujos ações transformaram a fronteira estatal ucraniana no autêntico “bolso roto”. 

1 comentário:

Anónimo disse...

http://flagelorusso.blogspot.com.br/