quinta-feira, maio 29, 2014

A “divisão selvagem” chechena em Donetsk

O «Financial Times» acaba de publicar um artigo do correspondente em Donetsk, Courtney Weaver, onde revela que falou com um dos chefes chechenos na cidade (um tal Zelimkhan, de 33 anos), e que esta confessou terem os seus soldados sido mandados pelo líder de Grozny, (Ramzan) Kadyrov.

Os mesmos combatentes vieram directamente da Rússia, diz o FT e adoptaram o nome de «Dikaya Diviziya», a «Divisão Selvagem».

Kadyrov havia dito aos «media» russos que nada tinha a ver com isto. Quanto ao MNE de Moscovo, afirma que não pode «controlar a circulação» dos seus cidadãos no estrangeiro. O problema é que Weaver explica que o seu contingente veio por terra, por território russo, desde Grozny, a mil quilómetros de distância, até Rostov, e depois para uma base secreta perto de Donetsk.

O SBU ucraniano (serviços secretos internos), que capturou vários elementos do grupo, diz que diversos comandantes chechenos pró-russos planearam esta operação. Os nomes mais falados são os de Said-Magomed, Sulim Yamadayev, Muslim Ilyasov, Alimbek Delimkhanov e Adam Delimkhanov.

Os combatentes terão vindo de Moscovo, Grozny e Gudermes, e percorrido os mil quilómetros da Chechénia a Rostov numa coluna militar. A decisão de os usar tem a ver com a exaustão e falta de eficiência dos cossacos russos (que atuam em) Slovyansk e Kromatorsk, escreve Nuno Rogeiro
https://www.youtube.com/watch?v=9Yh0Qxwf2mc

Como informa o blogueiro Dmitry Tymchuk do grupo “Resistência Informativa”, durante os dias 27-28 de maio, as forças ucranianas neutralizaram em Donetsk alguns pontos de fogo dos terroristas. Nos arredores do aeroporto foi capturada a unidade terrorista que operava o lança-minas, um dos terroristas era caucasiano.

As forças ucranianas também capturaram aos terroristas o lança-fogo “PRO-A Shmel” (no dia 31 de janeiro de 2014, o ministro do interior da Ucrânia, Vitaliy Zakharchenko, requisitou oficialmente o uso de “Shmel” contra os manifestantes na Maydan). Nos arredores do aeroporto as forças da lei e ordem capturaram ainda um mini-bus carregado de diverso armamento, incluindo 10 lança-granadas anti-tanque (na foto em baixo).

Pelos dados do grupo “Resistência Informativa”, entre os terroristas estrangeiros aniquilados em Donetsk foram identificados os cidadãos da Rússia, provenientes da Ingúshia, Chechénia e Dagestão, do território ocupado georgiano de Abecásia e da Sérvia.

Tácticas terroristas

O mesmo jornalista português, Nuno Rogeiro, explica como os separatistas usam os civis como escudos humanos, para no caso da resposta armada ucraniana acusar as forças de lei e ordem de “alvejar os civis”.

O edifício branco é um dormitório estudantil na cidade de Sloviansk, ocupado por cossacos russos (homens do Igor “Strelok” Girkin). Os invasores colocaram um morteiro auto-propulsado «Nona» junto ao prédio, e disparam daí. Ou seja, a coberto de civis, espalham a morte. Exemplar:

Adeus “Nona”

No entanto, pelas últimas informações, veiculadas nas redes sociais e confirmadas pelo exército ucraniano, o morteiro “Nona 2С9”, usado pelos terroristas em Sloviansk foi destruído pelas forças armadas da Ucrânia.

“Nona”, foi pontualmente atingido pela artilharia ucraniana quanto foi deslocado pelos terroristas fora dos edifícios habitacionais. É de recordar, que no dia 26 de maio, “Nona” estava alvejar os bairros populacionais de Sloviansk e Semenivka para desacreditar o decorrer da operação anti-terrorista. Os seus bombardeamentos resultaram em mortes e ferimentos entre os civis ucranianos, informa Comments.ua
Arredores do aeroporto de Donetsk: fuga dos terroristas
Fotos dos separatistas e terroristas em Donetsk (aeroporto e fora dele):

Fotos dos diversos separatistas do leste:
http://s919.photobucket.com/user/ilyapit/media/PI2_4861_zps070a5e36.jpg.html

Sem comentários: