terça-feira, maio 27, 2014

A batalha de Donetsk (3)

O blogueiro Dmitri Tymchuk do grupo “Resistência Informativa” informa que durante o dia de 27 de maio a operação anti-terrorista continuou em Donetsk.

A fase ativa da OAT continua, as forças ucranianas continuam sem baixas, as baixas dos terroristas são averiguadas, disse Tymchuk. Ele também informou que nos arredores de Sloviansk os terroristas atacaram dois postos governamentais, usando os RPG's, ataques que também não resultaram em vítimas do lado ucraniano.
Donetsk: liquidação dos terroristas, vindos nos camiões "Kamaz"
Os usuários do twitter informam que aviação ucraniana atacou com sucesso dois camiões dos separatistas no centro de Donetsk, não há dados sobre o número dos terroristas mortos, mas a imprensa russa informa sobre liquidação pelo exército ucraniano de dezenas dos “milicianos”, informa o 5º canal da TV ucraniana.

Ao 12h30 as testemunhas em Donetsk reportam os tiroteios nas ruas da cidade, sobrevoada pelas aviões da força aérea ucraniana. As forças ucranianas perseguem os terroristas em direção ao centro da cidade. No entanto, no centro da cidade parcialmente funciona o transporte público, mas há poucas pessoas nas ruas, vezes menos do que num dia normal. Grandes centros comerciais não funcionam.

Imprensa informa que os terroristas armadas entraram em algumas escolas, os alunos foram liberados para voltarem às suas casas. Na escola № 96 os terroristas exigiam os colchões para acomodar os seus feridos. Após o aparecimento da polícia e do poder local estes abandonaram o recinto escolar. A escola privada “Ícaro” evacuou os seus alunos, dado que uma parte das suas instalações foi ocupada pelos separatistas.

Além disso, por causa da presença dos separatistas armados foram evacuados os funcionários do Departamento Centralizado de Contabilidade da Direção de Educação e foram corrigidas, pelo município, as rotas do transporte público na zona da OAT, escreve Newsru.ua.

Donetsk: o número de mortos e feridos

O prefeito da cidade, Olexander Lukianenko, informa que nos hospitais da cidade se encontram 31 feridos, 4 deles civis, 39 participantes dos combates morreram, a maioria foi trazida aos hospitais de madrugada, pois, pelos seus dados, os combates na cidade duraram até 3h00 de madrugada do dia 27 de maio.
Terroristas abatidos prostrados no chão do morgue de Donetsk
Além disso no bairro Kyivsky não funcionam 9 escolas; foram evacuadas os pacientes do 18º hospital público e da 1ª clínica infantil, diz a Hromadske TV.

Por sua vez, o jornalista português Nuno Rogeiro escreve que:

O primeiro balanço dos combates em Donetsk, durante toda a tarde e noite de ontem (25-26 de maio): entre 150 e 200 mortos nas fileiras russo-chechenas e de 300 à 500 feridos. Do lado ucraniano, 2 feridos. O aeroporto está agora controlado por um batalhão de pára-quedistas. Na cidade, as forças ucranianas colocaram um ultimato: quem depuser as armas é alvo de amnistia. Quem permanecer armado será neutralizado.

É o novo estilo do (Petró) Poroshenko: mais diálogo político, mais eficiência militar.

Nas fotos, alguns dos camiões “Kamaz”, com cabine blindada, destruídos pelos ucranianos, e alguns dos mortos chechenos. Como é que seis destas viaturas militares atravessaram mil quilómetros de território russo, com cerca de 200 comandos armados até aos dentes, sem cumplicidade directa de Moscovo?

O estádio de hóquei “Donbas HC Arena” destruído pelos terroristas

O estádio “Donbass HC Arena”, um dos mais modernos complexos de hóquei no gelo em todo o mundo, era o orgulho de gerações de desportistas de Donetsk. Na retirada desordenada, a milícia chechena assaltou-o, pilhou-o e incendiou-o.


Um presente para a paz, resume Nuno Rogeiro.

Sem comentários: