sexta-feira, abril 11, 2014

Ucrânia: “radicais” vs “anti-fascistas”



Continuando na procura dos míticos radicais ucranianos, os que ninguém viu mas que costumam assustar uma certa esquerda europeia e mundial, deparamos com alguns indivíduos que mereciam toda a atenção dos defensores dos direitos humanos universais.

No dia 6 de abril os separatistas em Kharkiv atacaram e espancaram um grupo de cidadãos, acusados por eles de serem radicais, assassinos e membros do Setor da Direita. Entre as vítimas estava Serhiy Melnik (na foto em cima), doutorado em ciências físico-matemáticas, investigador do Instituto de Física radiológica e eletrónica de Kharkiv.

Dr. Melnyk considera que teve a sorte, os colegas seus foram menos sortudos, uns tiveram o traumatismo craniano, uma pessoa perdeu alguns dentes, vários simplesmente foram espancados (os pormenores do ataque separatista).

Quer o Dr. Melnyk, um dos autores do livro Random Finite valued Dynamical Systems Mathematics (Cambridge, 2009), quer outros ativistas ucranianos não tinham nenhuma ligação ao Setor da Direita, o próprio Setor também deixou claro que os cientistas ucranianos não são os seus membros: Pravda.com.ua.

Quem tiver as suas dúvidas e dado que o livro poderá não estar disponível na livraria ou biblioteca mais próxima, poderá ler os artigos escritos pelo Dr. Serhiy Melnyk que serviram da base na preparação do seu trabalho académico:


Os “anti-fascistas”

Retrato típico dos "antifascistas"

No último dia 14 de março, no centro da cidade em Kharkiv, foram registados diversos confrontos entre as forças ucranianas e separatistas. Um dos participantes ativos do conflito do lado separatista, como informam os utilizadores de Facebook, foi o cidadão russo Anatoliy Iermakov (no cento da foto à esquerda). Conhecido pela sua luta sem quartel contra os “nacionalistas ucranianos”, Iermakov não dispensa as outras ideologias, como atestam as fotografias, colocadas por ele nas diversas redes sociais, escreve Glavnoe.ua

Sem comentários: