terça-feira, abril 08, 2014

Separatismo ataca leste da Ucrânia





Uma onda de separatismo violento atacou diversas cidades do leste da Ucrânia. Os separatistas e “turistas” estrangeiros atacaram e ocuparam temporariamente diversas instituições em Donetsk, Luhansk e Kharkiv. Tentativas muito menores foram detectadas e paradas à tempo em Odessa e Mykolaiv.

No entanto, na noite da 7 de abril a situação no terreno estabilizou-se de seguinte maneira:

Donetsk e Kharkiv
As fuças pouco intelectuais dos separatistas...
Spetsnaz da secreta ucraniana SBU libertou o edifício do SBU em Donetsk; em Kharkiv os separatistas foram desalojados do edifício da administração estatal, no entanto tomaram de assalto a TV local. Após disso os separatistas voltaram ao edifício da administração estatal e o atacaram com coquetéis incendiários e pedras, depois incendiaram os pneus que eles próprios trouxeram ao edifício, em resultado administração estatal ardeu parcialmente. Enquanto os separatistas não deixavam passar os carros dos bombeiros, a polícia usou bastões de borracha, gás pimenta e granadas de som e luz para dispersar os separatistas agressivos e claramente anti-ucranianos.

Mykolaiv



Após os separatistas locais se recusarem a obedecer as ordens da Defesa popular de retirar as suas tendas do centro da cidade, as forças pró-ucranianas os retiraram pelas próprias mãos, achando no local uma pistola e diversas armas brancas, escreve Pravda.com.ua.

Luhansk


A secreta ucraniana SBU deteve um cidadão da Federação Russa, o coordenador das ações separatistas na região de Luhansk. A detenção do cidadão russo Roman S. Bannykh se deu no dia 5 de abril de 2014 no posto fronteiriço “Krasna Talovka” (região de Luhansk).

Roman Bannykh (1985), com domicílio registado na unidade militar № 13204, parte da GRU das FA da Federação Russa organizava e coordenava as atividades de grupos subversivos na Ucrânia. Estes grupos de conspiradores tinham a intenção de derrubar a ordem constitucional da Ucrânia, derrubar o governo, cometer atos terroristas, incitar o separatismo e desestabilizar a situação nas regiões orientais do país.

Não é pela primeira vez que a SBU detém os cidadãos russos afetos às atividades separatistas na Ucrânia. Assim no início de março de 2014 um outro cidadão russo, V. Nehriienko e três cidadãos ucranianos foram detidos pela SBU em Donetsk pelo seu envolvimento nas actividades como a organização de eventos de massa à fim de derrubar a ordem constitucional, divulgação da propaganda anti-estatal, desencadeamento das ações radicais e tomada de assalto dos edifícios governamentais. Todos os quatro estão sob a custódia do SBU.

O SBU investiga os preparativos da Nehriienko para fazer explosões em lugares públicos, pois durante a sua detenção em 10 de março de 2014 foram achados explosivos com estilhaços e detonadores elétricos.

De acordo com as informações disponíveis, a tentativa de Roman Bannykh de entrar na Ucrânia está conectada com os planos subversivos na região de Luhansk, em especial, a organização de protestos em massa em 6 de abril de 2014.

Ler mais:


Bónus:
 
Reparem no olhar atento que o camarada lança à bolsa do outro camarada...
Os saudosistas soviéticos em Luhansk (FOTOS)

Na vídeo que segue os separatistas de Luhansk dividem o dinheiro após o seu comício:

Sem comentários: