domingo, abril 27, 2014

Para Sempre Carcóvia

Nem todos os dias que em Portugal aparecem os livros cuja história se desenrola na Ucrânia. Por isso com muito gosto apresentamos o livro do jovem escritor português João Carlos Máximo, chamado Para Sempre Carcóvia (Chiado editora; 478 páginas; 14,00€; ISBN 9789895106769).

A história do livro consiste numa viagem pela realidade actual e passada, da Ucrânia rural e citadina, tendo como palco principal, a cidade ucraniana de Kharkiv (Carcóvia). São retratados vários episódios do quotidiano da Europa Central e do Leste (no olhar de um português), havendo referências a outras cidades europeias, como Iasi, Berlim, ou Paris, e a acontecimentos da segunda guerra mundial. As personagens principais são Lenine, um veterano comunista de Kharkiv, Kurt, o seu neto, um jovem austríaco que se faz passar por estudante de direito em Kyiv, e Ivan, o motorista, o psiquiatra, o anfitrião dos últimos capítulos de viagem. Além disso, faz parte do enredo uma “Lada” branca, como símbolo do tal “Leste”, conduzida pelo seu proprietário Denys e o cão Nico.

Nas palavras do próprio autor do livro, “a história torna-se a certa altura tumultuosa, enigmática e imprevisível, sempre, e sempre com a paisagem e cultura ucraniana como pano de fundo. A história termina com uma viagem até Kyiv. Aí, Ivan (o motorista), Lenine, Kurt, e o cão Nico, nas várias paragens e passagens, redescobrem uma Ucrânia que permanece intacta desde a queda da União Soviética”.

Sobre o autor

Nasceu em 1988 em Portugal, foi músico e atleta federado. É licenciado em Ciências Biomédicas e é colaborador do Jornal “Correio de Unhais”, sendo o autor de uma crónica mensal, intitulada “O Mundo” (ler mais).

Blogueiro

É impossível não notar no enredo algumas semelhanças com a obra “Everything Is Illuminated” (Uma vida iluminada) do Jonathan Safran Foer: herói estrangeiro, avô gaga, cão e o carro-símbolo da época passada (ora Trabant, ora Lada)... No entanto o autor garante que o livro é o fruto das suas vivências reais na Ucrânia contemporânea e não temos as razões de duvidar dele.

Comprar a obra:

Bônus literário (também recomendamos):

Holodomor: desconhecida tragédia (documental, em português)

1 comentário:

DB disse...

Acabei de ler o livro. Aconselho a todos os fãs da Europa de Leste.