quinta-feira, abril 03, 2014

Os retornados da Ucrânia *




Havia quem pedisse que fossem presos por «traição» ou abandonados. Mas os ucranianos são solidários. E não são suicidas.

O Presidente da República interino da Ucrânia, o novo ministro da defesa e as chefias militares encontram-se em Kyiv com os comandantes das unidades retiradas da Crimeia, incluindo os batalhões de «páras» e fuzileiros. Todas as estruturas foram reintegradas já no aparelho militar ucraniano continental.

Comentário de um analista militar russo: «uma das consequências não desejadas da retirada ucraniana foi a de fortalecer o mecanismo de defesa a leste com pessoal motivado e profissional».

Primeiro avanço

Forças especiais ucranianas e pára-quedistas tomaram conta do complexo militar MARTE-75, uma unidade de transmissão e navegação por satélite, na província de Kherson, em Henichesk, na fronteira com a Federação Russa (federação com ou sem aspas).

Este quartel tinha sido ocupado brevemente por uma unidade de fuzileiros russos, da Frota do Mar Negro. A retirada russa, face à pressão de Kiev, terá sido a primeira boa notícia para os ucranianos, em várias semanas.

O activista tártaro da Crimeia, Reshat Ametov (33), foi encontrado morto, com sinais de tortura, na Crimeia. Agora descobriu-se o breve vídeo (em baixo) dos seus captores. Uma história por contar.

* O título do artigo é da responsabilidade deste blogue.

Sem comentários: