terça-feira, abril 08, 2014

Kyiv responde ao separatismo armado



Na manha do dia 8 de abril o grupo especial de operações do Ministério do Interior da Ucrânia, “Jaguar”, libertou o edifício da administração estatal de Kharkiv, sem uso de fogo real ou engenhos especiais, informou o chefe provincial do MINT, Anatoliy Dmytriiv.

Foram detidos 64 separatistas, muitos deles indocumentados, mas todos à afirmarem que são cidadãos da Ucrânia, moradores na cidade de Kharkiv ou arredores. Entre os detidos, um dos separatistas mais ativos, Yegor Log(v)inov.

Anatoliy Dmytriiv explicou que polícia verifica as identidades dos separatistas que foram detidos na base do artigo 208º do Código Criminal Processual da Ucrânia. Após disso, será decidida a medida de privação de liberdade de cada indivíduo, acasuados ao abrigo do artigo 294º, parte I, do Código Criminal da Ucrânia (distúrbios em massa), informa Pravda.com.ua

O próprio Ministro do Interior, Arsen Avakov, escreve no seu FB o seguinte:

(Os separatistas) lançaram as granadas de som e luz contra os soldados da Guarda Nacional da Ucrânia, foi aberto o fogo de armas traumáticas contra os polícias desarmados.

Às 2h00 de manha o incéndio no edifício da administração estatal de Kharkiv foi extinto, polícia teve três feridos, um deles com gravidade. Cerca de 6h30 de manha o edifício foi libertado, achamos as armas, detivemos um dos líderes dos separatistas, Loginov, edifício foi colocado sob a guarda do pessoal armado com armas automáticas.


A operação foi conduzida pela unidade recolocada no Kharkiv, que faz parte do grupo das tropas do MINT, deslocadas ao leste do país para reforçar as posições na região, defendendo-se de uma rebelião separatista imposta do exterior.

Com base nesses dois dias de confrontos em Kharkiv vou tirar as conclusões sobre a composição dos quadros da polícia provincial. Muito do que eu vi foi mais parecido com a sabotagem do que com o serviço. Todos à quem isso se aplica irão embora, desde as chefias até os subalternos, o que não é menos importante. Polícia em Kharkiv deve mudar radicalmente. Confio no tenente-coronel Dmitriiv, que coloquei neste posto há um mês ... apenas vou-lhe apoiar com mais forças, não é uma situação fácil. Separadamente falo e destaco os excelentes comandos acionados e uma parte significativa dos policiais-patriotas que trabalham para o país nestes difíceis três dias em Kharkiv!

Aos separatistas e provocadores – reação dura, que como escrevi antes, será INEVITÁVEL.

Nós somos a nova equipa que veio ao MINT – escolhemos a defesa da integridade e a independência da Ucrânia.

Glória à Ucrânia!

Stepan Poltorak (na foto em baixo), o comandante-chefe das tropas do Ministério do Interior da Ucrânia:


A operação antiterrorista em Kharkiv, efetuada por 270 militares do grupo especial decorreu em 15 minutos sem nenhum disparo. Foram detidos 64 pessoas, apreendidos pistolas: pelo menos uma militar, muitas traumáticas, 6 caixas com coquetéis incendiários, facas, possivelmente explosivos. Muitos detidos estavam bébados e não ofereceram a resistência, não houve feridos entre os separatistas.

Entre os polícias que guarneciam o edifício houve 3 feridos, um deles, cadete, foi gravemente ferido no torax.


É de notar, que os chauvinistas pró-russos transformaram as instalações de administração estatal em uma pura pocilga – garrafas vazias de vodka, restos de comida, garrafas de cerveja, diz Glavnoe.ua

Ataque contra a imprensa independente


Na noite do dia 7 de abril os separatistas também atacaram as instalações da TV privada ATN, onde destruíram os equipamentos, roubaram e pilharam os diversos objetos de valor pertencente à TV e aos jornalistas da estação. Nenhum dos criminosos foi detido pela polícia que se fez presente no local (FOTO / VÍDEO).

Donetsk

Pelo menos uma parte dos separatistas que no dia 7 de abril proclamou a “república de Donetsk”, já no dia seguinte, 8 de abril, emitiu o comunicado em que 1)  cancelou a decisão de criar a república de Donetsk; 2) proibiu a condução de quaisquer referendos na região de Donetsk até a criação de um quadro jurídico adequado; 3) considerou ilegais as declarações sobre a secessão da região de Donetsk da Ucrânia e optou pela preservação da região no seio do Estado ucraniano independente, afirmou Pravda.com.ua, citando a página dos separatistas.

Blogueiro

Como é possível verificar nas páginas dos separatistas, os próprios consideram a sua rebelião como fruto da vontade dos jovens (marginais titushky) e velhos (saudosistas soviéticos), notando a ausência quase total das camadas ativas da sociedade nos movimentos separatistas.
 
"Sociedade civil" separatista...
O fosso agravou-se pela decisão dos mineiros da região de Donetsk de não apoiar os separatistas. A posição foi anunciada pelo líder do Sindicato dos Mineiros de Donbas (NPGD), Mykola (Nikolay) Volynko. Segundo ele, os representantes dos separatistas já tentaram convencer os mineiros à participar nas greves, mas não encontraram o apoio. Volynko disse que os separatistas receberam a seguinte resposta: “Vão para as minas, vamos vos bater. As pessoas querem trabalhar e receber os seus salários”, informa Newsru.ua

Sem comentários: