sábado, abril 26, 2014

A longa sombra do Chornobyl

No mais um aniversário do trágico acidente na estação nuclear ucraniana de Chornobyl, queremos vós contar sobre o projeto do jornalista fotográfico americano Gerd Ludwig. Nos últimos 20 anos ele 9 vezes visitou a zona do Chornobyl. O seu trabalho chamado «Long Shadow of Chernobyl» ele dedicou às numerosas vítimas do acidente nuclear.

No dia 26 de abril de 1986 os operadores do reator № 4 da estação nuclear do Chornobyl cometeram uma série de erros graves durante a execução dos testes no equipamento de  fornecimento de energia elétrica de emergência. Essas ações levaram ao maior acidente nuclear no mundo até o momento.

Pela primeira vez Gerd Ludwig visitou Chornobyl em 1993, como repórter da «National Geographic». Naquele momento ele investigava o tema da poluição industrial do meio ambiente, em resultado escreveu o artigo intitulado «Soviet pollution: a lethal legacy».

Na zona de exclusão do Chornobyl Ludwig filmava os idosos ucranianos que apesar da radiação voltaram às suas casas, para poder morrer na terra natal (foto em cima).

Nas vésperas do 25º aniversário da catástrofe, em 2011, apoiado pela comunidade Kickstarter, Ludwig novamente visitou Chornobyl, como resultado desta visita foram organizadas as exposições em diversos países da Europa e nasceu a aplicação para  IPad The long shadow of Chernobyl, que reúne mais de 150 fotos, vídeos e vistas panorâmicas interativas.
Construção do novo sarcófago em Chornobyl
A sua última visita ao Chornobyl foi em 2013. O fotógrafo dedicou os seus esforços à parte da estação nuclear que será coberta pelo novo sarcófago. Desta vez Ludwig penetrou o mais profundamente à estação, que alguma vez fez até ai. Todos os relógios pararam na hora exata do acidente — 01:23:58.

Já em 2014, com ajuda da comunidade Kickstarter, o fotógrafo reuniu os fundos para publicar o livro fotográfico trilingue «The long shadow of Chernobyl: a photo book», que já pode ser encomendada online (capa do livro na foto em baixo).

Fontes: Fonte 1 (ucraniano), Fonte 2 (inglês)

Recorda-se o ex-pugilista e político ucraniano Vitaliy Klychko:

26 de abril de 1986. Eu ainda não tinha completado 15 anos. Lembro-me de um dia ensolarado de abril, primavera em força. No dia seguinte, o pai, militar, voou algures de emergência. Nós não sabíamos o que aconteceu. Quando ele voltou, disse que houve um grande acidente e de casa não se deveria sair sem a extrema necessidade. Muito perigo. Mas isso era amanhã. No dia 26 de abril fomos para a escola, planeamos as férias de verão. Em Kyiv floriam as castanhas...

Para a minha família o Chornobyl se revelou na dor e na perda muitos anos depois. Não conseguimos salvar o nosso pai das consequências da catástrofe...

Sem comentários: