segunda-feira, março 10, 2014

Onde estão os fascistas, extremistas, radicais?



por: Sergei Loiko, fotógrafo de guerra

Durante os três meses de confrontos de Kyiv, nenhum jornalista sofreu os danos, à não ser das mãos da polícia de choque “Berkut” (um jornalista foi assassinado pelo titushki pró-poder). Os “jornalistas” estatais russos faziam calmamente as suas reportagens desde Maydan, atirando a lama e mentiras contra tudo que viam e que não viam, mas ninguém os tocou com um só dedo (o máximo que faziam os manifestantes é gritar-lhes em coro: “não mintam!”)

Na Crimeia os jornalistas são espancados, raptados, ameaçados com as armas de fogo, são assaltados, os seus equipamentos são destruídos ou roubados.

Então, onde estão afinal os fascistas – extremistas? Porventura, no mesmo local onde estão os franco-atiradores. Na mesma parte do (conflito).

Separatistas da Crimeia assaltam

Na internet apareceu o vídeo do assalto cujas vítimas foram os jornalistas do agência APTN (Associated Press), decorrido em Simferopol no dia 6.2.2014. No vídeo é possível ver as caras de alguns assaltantes, informa a TV ucraniana Hromadske TV.
 
Separatistas-assaltantes...
Dois dias mais tarde, o minibus que transportava os assaltantes foi visto junto à Comissariado Militar de Simferopol, em poder das forças separatistas, informa Expres.ua

No assalto do dia 6, o minibus não tinha a placa de matrícula, já no dia 8 ostentava a matrícula АК 1255 АІ. Como conseguiram apurar os jornalistas da Hromadske TV esta matrícula é vinculada ao minibus Wolksvagen Transporter, pertencente à empresa “Sistemas Comerciais da Crimeia”, registado em Simferopol.

Os cossacos – assaltantes pertencem às formações paramilitares leais ao líder dos separatistas, o autoproclamado primeiro-ministro da Crimeia, Sergey Aksyonov, conhecido pela sua alcunha criminal de “Goblin” (termo que pode ser equiparado ao trasgo e tardo do folclore português).

Informa o jornalista e blogueiro moscovita Ayder Muzhdabaev:


Na Crimeia foram raptadas duas jornalistas ucranianas vindas de Kyiv: Alexandra (Sasha) Riazantseva e Yekaterina (Cátia) Butko. As duas mulheres foram raptadas pelos separatistas armados ou pelo “Berkut”. Tentaram as humilhar e ameaçaram com a morte. Neste momento as duas são desaparecidas, pede-se toda ajuda possível na sua localização.

Sem comentários: