segunda-feira, março 31, 2014

Judeus ucranianos desmentem Putin



Os líderes judeus ucranianos publicaram a sua carta aberta ao Putin no anúncio de página inteira no jornal “The New York Times”, acusando o presidente russo Vladimir Putin de mentir sobre a situação dos judeus na Ucrânia.

O anúncio, que também apareceu no “National Post” do Canadá, jornal “Haaretz” de Israel e no “International New York Times”, é dirigido ao Putin e o acusa de espalhar mentiras sobre como as minorias, incluindo os judeus, são tratados na Ucrânia.

Os cidadãos da Ucrânia que falam a língua russa não estão sendo humilhados ou discriminados, os seus direitos civis não tenham sido limitados”, diz a carta. “A sua certeza sobre o crescimento do anti-semitismo na Ucrânia também não corresponde à realidade. Parece que você confunde Ucrânia com a Rússia, onde as organizações judaicas têm notado um crescimento em tendências anti-semitas no ano passado”.

Sim, estamos bem conscientes de que a oposição política e as forças de protestos sociais que têm garantido mudanças para melhor são compostas por diferentes grupos. Eles incluem grupos nacionalistas, mas mesmo os mais marginais não mostram o anti-semitismo ou outro comportamento xenófobo”, se lê na carta. “E nós certamente sabemos que os nossos poucos nacionalistas estão bem controlados pela sociedade civil e pelo novo governo da Ucrânia – o que é mais do que pode ser dito em relação aos neonazis russos, que são incentivados por seus serviços de segurança”.

A carta foi assinada por uma série de empresários, figuras públicas, académicos e artistas. A assinatura principal é do Josef Zissels, presidente da Associação das Organizações e Comunidades Judaicas da Ucrânia, conhecida como VAAD.

Ler mais:

Carta aberta de judeus ucranianos ao Presidente Putin (texto integral):

Bônus


Durante o jogo de futebol entre os clubes ucranianos FC Karpaty (Lviv) e FC Sevastopol (Sebastopol), os fãs de Karpaty Lviv vieram ao setor dos fãs de Sebastopol, apoiando a equipa visitante, escreve 1927.kiev.ua

Sem comentários: