quinta-feira, março 06, 2014

FA da Ucrânia: heróis que não se rendem!



Na Internet apareceu o vídeo e as fotos da marcha verdadeiramente heróica dos cerca de 50 pilotos-aviadores ucranianos, que sem armas, cantando o hino nacional e munidos com as bandeiras da Ucrânia e da Brigada de Aviação Tática de Sebastopol “Alexander Pokryshkin”, avançaram contra as tropas de ocupação, conseguindo entrar na sua base aérea "Belbek", tomada de assalto pelo exército russo.

Amedrontados, os ocupantes atiraram ao ar, explicando as suas ações pelas “ordens recebidas” (eu apenas seguia as ordens, diziam nazis em Nuremberga). Não houve feridos (imagem da TV dos tártaros da Crimeia ATR, publicada no FB). Psicologicamente, os ucranianos, claramente ganharam este confronto. 
A marcha foi encabeçada pelo coronel Yuliy Mamchur
“Os russos ucranianos não se rendem!”

O capitão-de-mar-e-guerra, o comandante da corveta ucraniana “Ternopil”, Maksym Emelyanchenko, causou o estado de choque ao comandante do armada russa do Mar Negro, vice-almirante Alexander Vitko. Quando o almirante exigiu a rendição do navio, o comandante ucraniano respondeu: “Os russos não se rendem!


O almirante (ele próprio um ucraniano étnico) perguntou se Maksym Emelyanchenko era russo, este respondeu que apesar de possuir o apelido ucraniano, etnicamente era russo. Mas como militar que jurou a fidelidade ao povo da Ucrânia, nem ele, nem os seus subordinados pretendiam trair o seu país. Naquele momento, como confirmam várias testemunhas, o almirante disse aos seus subordinados: “Aprendem, como servir pela honra e consciência!”, escreve Obozrevatel.com.

Um pouco de sociologia

95% dos ucranianos de todas as regiões consideram a Ucrânia como a sua pátria, 84,5% consideram à si próprios como patriotas.

O Centro russo de estudos de opinião social (WCIOM) informa que a maioria dos cidadãos russos, 73%, acha que Rússia não deve interferir no conflito entre poder e oposição na Ucrânia, pois é um assunto interno da Ucrânia. Apenas 15% dos respondentes acham que o poder russo pode ajudar aos homólogos ucranianos em esmagamento do levantamento popular.

A cidade de Donetsk

No dia 4.3.2014 em Donetsk foi organizado o comício pela unidade da Ucrânia. O comício sem conotação partidária foi organizado através das redes sociais, na sua maioria os ativistas eram jovens e estudantes. Eles seguravam os cartazes “Donbas é Ucrânia”, “Não à Guerra!”, “Não ao separatismo”. Comício teve uma atmosfera muito positiva, informa Censor.net.ua.
 
Cidade de Donetsk, 4.3.2014
No dia 5 o edifício de Municipalidade de Donetsk foi retomado pela polícia local, a bandeira russa retirada e novamente colocada a bandeira da Ucrânia. É de recordar que o novo governador da cidade é o industrial Serhiy Taruta. 
Cidade de Donetsk, 5.3.2014

Sem comentários: