segunda-feira, março 10, 2014

Batalha desigual pela Crimeia



200º aniversário do nascimento do Taras Shevchenko: o poeta-mor da Ucrânia
Os separatistas da Crimeia, apoiados pelas forças armadas da Rússia, marcaram o seu referendo ilegal para o dia 16 de março de 2014. Já ninguém fala sobre autodeterminação da Crimeia, na mesa estão duas opções, entrada direta da península na Federação da Rússia ou a sua permanência na República da Ucrânia.

Para já, os separatistas e as forças de ocupação continuam bloquear e chantagear os militares ucranianos, desligam os canais da TV ucraniana, impedem os jornalistas ucranianos de entrar na Crimeia ou raptam as pessoas que se posicionam à favor da Ucrânia. Como se diz na Net ucraniana, estas são as liberdades e garantias que baionetas dos ocupantes trouxeram à Crimeia.

Más notícias:  

Informa Dmitry Tymchuk (o grupo “Resistência informativa”):

Os ocupantes russos colocam o fardamento e as insígnias ucranianas (que nas vésperas roubaram das bases ucranianas) e são entrevistados pelas televisões russas na qualidade dos “militares ucranianos”. Como não são muito inteligentes, se esquecem do que a) militares ucranianos não escondem as suas faces; b) os ocupantes disfarçados usam AK da série “100” exclusiva às FA russas.

Ver no YouTube:

O comboio de camiões militares está transportando os ocupantes russos nas ruas de Simferopol (na foto em baixo). Para ocultar a origem russa destas viaturas foram tiradas as placas de matrículas. Mas que falha, o comboio está acompanhado pelo carro da polícia russa de trânsito militar com as placas da região de Moscovo, escreve The Insider.ua

O autoproclamado primeiro-ministro da Crimeia, Sergey Aksyonov, conhecido pela sua alcunha criminal de “Goblin”, desde o dia 6 de março mandou desligar em toda a Crimeia o sinal da TV ucraniana 1+1, entregando, ilegalmente, a frequência à TV russa “Rossiya 24”.

Um pequeno exemplo de desrespeito pela liberdade de expressão, valores democráticos e a propriedade intelectual do poder de ocupação instalado na Crimeia. Alem disso, as forças de ocupação detiveram os jornalistas do canal 1+1, ameaçando transforma-los em “escudos humanos”, informa The Guardian.

Boas notícias:

Duas entidades territoriais da Crimeia se recusaram a participar no referendo ilegal. O chefe da administração estatal de Bakhchysarai, Ilmi Umerov disse que a posição mais correta é boicotar o referendo, pois participar nele significaria o seu reconhecimento. Umerov também disse na reunião de trabalho na administração que “não irá acatar às ordens ilegais”.

Antes, uma decisão semelhante foi adotada pelo presidente do conselho municipal da cidade de Bilohirsk, Albert Kangiev, que considera o referendo iniciado como ilegal, escrevem 15minut.org

https://www.facebook.com/EuroMaydan/posts/580047025424972

As forças pró-Ucrânia e pró-unidade com Ucrânia organizaram em Sebastopol o comício em que mostraram a sua vontade de permanecer na Ucrânia (foto em cima).


O bailado georgiano “Sukhishvili” dançou o Hopak ucraniano durante o seu torneio de Kyiv com a bandeira da Ucrânia (foto em cima), informa a TV ucraniana TSN.ua

Sem comentários: