quinta-feira, janeiro 23, 2014

Ucrânia: o regime rapta, mata e enlouquece

Imitando os esquadrões da morte da América Latina e da vizinha Belarus, o poder ucraniano começou com os raptos dos ativistas da Maydan.

No dia 21 de janeiro, no hospital “Zhovtneviy”, foram raptados dois ativistas da Maydan, Igor Lutsenko e Yuri Verbytskiy. Dentro da unidade médica, ambos foram atacados pelas cinco pessoas à paisana, que os agarraram, colocaram nas viaturas desclassificadas e levaram para um local desconhecido.

O próprio Igor Lutsenko conta no seu FB que foi raptado durante cerca de 15 horas. Num minibus ele e Yuri Verbytskiy foram levados à mata em redor de Kyiv. Depois à uma garagem, onde os interrogaram separadamente durante cerca de 10-11 horas. No fim, Igor Lutsenko foi levado pelos raptores encapuçado até a mata, onde o colocaram de joelhos, debaixo de uma árvore, deixando à rezar, desaparecendo de seguida. Em resultado do rapto, Igor foi vítima do traumatismo craniano, foi espancado, atingido na face e no braço.  

Infelizmente, outro ativista, Yuri Verbytskiy, foi achado na mata em redor da cidade de Boryspil, na manha do dia 22 de janeiro, já sem a vida. A sua prima informou a rádio “Liberdade” que o corpo do Yuri Verbytskiy foi reconhecido pelos familiares.


Polícia abriu o caso criminal, classificado o caso de “assassinato premeditado”. Yuri Verbytskiy era natural de Lviv, se dedicava ao alpinismo e sismologia, escreve BBC.co.uk



O 5º canal da TV ucraniana informa no seu twitter que um numeroso grupo dos titushki (marginais usados pelo poder), cercou a embaixada dos EUA, com as intenções desconhecidas. Se o poder ucraniano pretende suicidar-se, a tática escolhida foi a das bastante acertadas…

Sem comentários: