quarta-feira, janeiro 22, 2014

Ucrânia: a agonia do regime

Tudo indica que a revolução ucraniana passou o “ponto de não retorno”. O protesto pacífico esgotou-se e ação direta tomou a conta de Kyiv.

Escreve o blogueiro Roman Shrayk:

"Em geral, neste momento, ou a estrategista do poder é uma merd@, ou Yanukovych recebeu a chamada do Obama com a promessa de enviar um porta-aviões para a costa da Mezhyhirya. O cenário está quebrado. A polícia de choque levou o troco e fica parada. O pessoal (da AutoMaydan) anda de carros no centro de Kyiv, persegue e pega os titushki (marginais pagos pelo poder), que nem titushki são, mas uns putos assustados. Parece que a mola para pagar os titushki de combate também foi roubada".

Mas isso não significa que o poder não consegue atingir as pessoas. Como uma espécie de ratazana encurralada, o poder ucraniano age de maneira brutal e impiedosa. O comandante das unidades de autodefesa da Maydan, o deputado Andriy Parubiy conta no FB os pormenores do seu recente ferimento:

Estes fragmentos foram retirados do meu pé de uma profundidade de 3-5 cm. As feridas semelhantes tiveram várias dezenas de voluntários de autodefesa. Apenas hoje, eu soube a causa de tais danos. Acontece que a polícia de choque usa a fita adesiva para colar a gravilha ao corpo das granadas de som. Com o rebentamento da granada as pedras são projetadas, o que torna essa granada, de facto, em uma arma letal”.

Ler mais sobre os acontecimentos na Ucrânia:

Impasse na Ucrânia: regime mafioso vs cidadãos mobilizados (em inglês):

O poder tenta coagir as pessoas, usando os telemóveis (em inglês):

Dois jornalistas da rádio “Liberdade”, Dmytro Barkar e Ihor Iskhakov foram espancados pela polícia de choque em Kyiv (vídeo e texto em ucraniano):

Sem comentários: