segunda-feira, dezembro 09, 2013

Lenine finalmente goodbye em Kyiv

A marcha dos milhões em Kyiv consegui diversas pequenas vitórias (ainda não ganhou a guerra), uma destas vitórias é desmontagem do monumento de Lenine no centro da cidade.

O monumento estava situado no cruzamento das ruas Khreshatyk e avenida Taras Shevchenko, em frente do “Mercado de Bessarábia”. Durante a II G.M., naquele local estava localizada uma forca, usada primeiramente pelos nazis e depois pelas autoridades soviéticas…

As testemunhas contam que dois grupos de homens puxaram o monumento com as cordas, atirando o fora do pedestal. O monumento caiu, parcialmente partindo-se aos bocados. Neste momento estes bocados são apanhados pelos cidadãos para souvenirs.

A polícia, que estava nas imediações do monumento não interveio na sua desmontagem, explicando que não tinha ordens para intervir, escreve news.mail.ru.
Ídolo comunista derrubado em Kyiv, foto do FB@ Roland Mikiani
É de notar, que a desmontagem do monumento é completamente legal, pois se enquadra perfeitamente no cumprimento da Ordem do Presidente da Ucrânia № 432/2009, “Sobre as medidas adicionais para homenagear as vítimas do Holodomor dos anos 1932 – 1933 na Ucrânia”:

Tomada, em ordem vigente, das medidas adicionais devido ao desmantelamento dos monumentos e placas memoriais, dedicados aos indivíduos que estavam envolvidos na organização e execução da fome e das repressões políticas na Ucrânia, bem como a mudança de nomes, segundo os procedimentos estabelecidos, de assentamentos, ruas, praças, becos, avenidas, parques nas cidades da Ucrânia, cujos nomes estão associados aos nomes de tais indivíduos”.

Presidente da Ucrânia, Viktor Yuschenko, 12 de junho de 2009

Ver o texto integral da Ordem (em ucraniano):
http://www.president.gov.ua/documents/9448.html

Sem comentários: