domingo, dezembro 08, 2013

Fim do Yanukovych

A minha opinião pessoal: poder do Yanukovych chega ao fim. Em Kyiv isso é claro como o belo dia.

por: Ayder Muzhdabaev (vice editor do jornal moscovita “Moskovskiy Komsomolets”, na sua página do FB)

Ele não goza de nenhum apoio popular real. Mesmo o anti-maydan pago (380 UAH por dia – 47,55 USD), não conseguem reunir normalmente, as pessoas fogem de lá na primeira oportunidade, pois eles próprios desprezam e não respeitam esse poder.

O que falar, se mesmo o general da polícia, comandante do “Berkut”, guarnecendo a administração presidencial na (rua) Bankova, nos disse (sorrindo):

Nós somos o mesmo povo, somos os mesmos como as pessoas no Maydan. Nós não queremos bater em ninguém. Cada um de nós tem a sua própria cabeça nos ombros, cada um compreende tudo. A principal coisa é que não haja provocações.

E pelas caras dos soldados e oficiais do “Berkut” também é visível: em caso de algo, eles não vão ficar por Yanukovych “até a morte”.

O retrato de Kyiv de hoje é simplesmente incrível. Presidente está se esconder algures, a sua residência é guardada por homens que não o apreciam absolutamente, centenas de milhares de pessoas ao redor. Todos diferente, mas à pensar em uma coisa: este poder – é a vergonha da Ucrânia, ele não deve existir.

Yanukovych já perdeu o poder. Moralmente. Para a maioria dos ucranianos ele é ninguém. E os ucranianos estão determinados: “fora com o criminoso”.

[…]

Seria muito bem, se o poder, já morto de-facto, tiver percebido isso rapidamente, iniciando as conversações com a oposição e convocasse as novas eleições. Para que não haja sangue. Porque os ucranianos vão lutar, se necessário, então de maneira real.

* O título do artigo é da responsabilidade deste blogue.

Ver Kyiv do dia 8.12.2013 no YouTube:



Foto panorâmico do Maydan do dia 8.12.2013 em resolução maior (faça um click para abrir em maior tamanho): http://www.rccam.ru/Demo/AirPano_Maidan.jpg

Sem comentários: