terça-feira, novembro 19, 2013

Holodomor em espelho sociológico

39% das famílias ucranianas sofreram com Holodomor de 1932-1933. Outros 39% dos respondentes disseram que não tinham vítimas da tragédia na sua família, 22% não têm essa informação. São resultados de estudo de opinião da fundação “Iniciativas Democráticas”.

Entre as pessoas maiores de 55 anos, 55% disseram que a sua família sofreu com a tragédia, enquanto 35% dos jovens não sabem do assunto.

Maior parte das vítimas é oriunda do Centro (56%) e Sul (40%) da Ucrânia, no Leste são 17% e no Ocidente apenas 16%. Um número considerável dos respondentes do Leste (30%) e do Centro (31%) não sabe se as suas famílias foram vítimas do Holodomor.

Paradoxalmente, entre os adeptos do partido comunista, 59% pessoas reconheceram que as suas famílias sofreram com genocídio. Ao mesmo tempo, 27% dos respondentes acreditam que Holodomor une os ucranianos, 16% acham que desune e 57% creem que memória da tragédia não tem influência sobre a unidade nacional.

Maioria dos ucranianos (61%) acha que lembrança da memória das vítimas do Holodomor deve ser feita ao nível do Estado, 13% descorda, o resto não tem opinião. A maioria dos que querem o empenho estatal vive no Ocidente 77%, no Leste são 45%. Essa visão é compartilhada pelos adeptos de todas as ideologias, desde nacionalistas do VO Liberdade (94%) até aos adeptos do PC da Ucrânia (64%).

O estudo de opinião foi realizado pela fundação “Iniciativas Democráticas” em conjunto com serviço sociológico Ukrainian Sociology Service, nos dias 5-16 de outubro de 2013, foram feitos 2000 inquéritos aos cidadãos ucranianos maiores de 18 anos, margem de erro é de 2,3%.

Fonte:

2 comentários:

Anónimo disse...

Vc acertou! O Acordo não aconteceu conforme vc previu! Como conseguiu adivinhar com tanta exatidão?

Jest nas Wielu disse...

Uma pequena análise mais o conhecimento da corja que está no poder em Kyiv, oxalá fomos todos enganados (no sentido positivo)...