segunda-feira, julho 01, 2013

Holodomor — A desconhecida tragédia ucraniana (1932-1933)

Pela primeira vez em Portugal, a editora “Grácio Editor” publica uma obra dedicada exclusivamente à problemática do Holodomor ucraniano. A obra se chama Holodomor – A desconhecida tragédia ucraniana (1932-1933). O livro (ISBN: 9789898377395) foi publicado em 2013, conta com a coordenação da Béata Cieszyńka e José Eduardo Franco, tem 208 páginas e custa apenas 15 euros.

Sinopse

O caso da Grande Fome na União Soviética, designada por Holodomor (com o significado de “morte pela fome”) pertence aos mais extensivos e hediondos massacres que o século XX conheceu, e ainda é desconhecido por muitos. Trata-se de uma tragédia artificialmente provocada nos anos 1932 e 1933 pelo regime estalinista aos povos da União Soviética, em consequência do fracasso da coletivização forçada. A Grande Fome afetou sobretudo os países que possuíam grandes e férteis terrenos agrícolas, entre os quais se destaca o caso ucraniano, cujo país, em termos geográficos, é o segundo maior da Europa.

É, portanto, com esta obra — pioneira do gênero em língua e contexto português — que se traz ao público páginas da História que muitas vezes se quiseram apagadas, fazendo igualmente justiça à memória de milhões de vítimas desta tragédia. Pretende-se, assim, proporcionar ao leitor uma visão muito abrangente e interdisciplinar dos atos de reconhecimento, da análise histórica e sociológica do Holodomor, mas também do complexo processo da sua entrada na consciência comum, através da ampla difusão jornalística, artística e cultural.

Espera-se, igualmente, que este livro, preparado no âmbito das duas instituições: Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos – CompaRes e CLEPUL5 – Grupo de Investigação do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cujos horizontes científicos abrangem os universos culturais Ibero-Eslavos, contribua para um crescente debate científico sobre o Holodomor, levando a novas interpretações e aplicado a novas metodologias e disciplinas.

Trecho do livro:

Nota de imprensa:

Sem comentários: