sábado, junho 08, 2013

Eastalgia: amor e emigração

Coprodução da Ucrânia, Alemanha e Sérvia, o filme Eastalgia, da realizadora ucraniana Daria Onyshchenko, após participar em mais de 10 festivais de cinema internacionais, finalmente é estreado na Ucrânia.

Eastalgia é um projeto profundo, multicultural e dramático, que junta as realidades sociais dos três países diferentes, tecendo disso uma única narrativa. Ao mesmo tempo, o filme tem uma linguagem internacional e pode ser interessante ao espetador de qualquer origem, pois aborda a problemática compreensível por todos: a emigração.

A história é baseada nas experiências pessoais da própria Daria Onyshchenko (1983), que desde 2004 vive na Alemanha, mas que até hoje está perante a questão da escolha.   

O trama do filme se desenrola simultaneamente na Kyiv, Berlim e Belgrado. No seu centro está o conflito entre duas gerações, a mais velha, que escolheu a emigração e mais nova que foi colocada perante a escolha difícil: emigrar ou ficar. A história central da película é um comovente e fino caso de amor entre ucraniana Ruslana (atriz ucraniana Nina Nizheradze) e pugilista sérvio Vladan (austríaco Karl Markovics). Ambos emigraram na procura de uma vida melhor e ambos deixaram em casa o mais importante, os seus filhos. Quando os adultos tentam “novamente começar a viver” e se encaixar em uma nova sociedade num país alheio, os seus filhos constroem a sua vida em casa.

Na escrita do guião do filme a realizadora ucraniana tive ajuda do Miroslav Mandić, um dos mais importantes dramaturgos da Europa contemporânea. Entre os atores é possível destacar o trabalho, além do próprio Karl Markovics, dos ucranianos Aleksej Gorbunov (Jora) e Nina Nizheradze (Ruslana) e do jovem e talentoso ator russo Ivan Dobronravov (Bogdan).

O filme usa a composição “Nevertheless” e diversas outras composições do grupo ucraniano BoomBox como a banda sonora da película.

Cada pessoa que participou no projeto colocou nele os seus próprios sentimentos, pois de uma de outra maneira vive o tema central do filme: a emigração. De uns a emigração levou os amigos ou familiares, outros emigraram eles próprios (pela estatística, cada terceiro jovem ucraniano gostaria de emigrar).  

Mas o tema da emigração é apenas o pano de fundo da história, a linha principal do filme é o amor. O amor correspondido e não correspondido, amor dos pais aos filhos, amor entre os próximos e os namorados, amor à sua casa e ao seu país.

O filme que custou 700.000 Euros foi cofinanciado pela Agência Estatal da Ucrânia de Cinema e pelo Ministério da Cultura de Sérvia; coproduzido pelas produtoras alemã Neuesuper e ucraniana 435 films, em coprodução com SeeFilmPro.

Fonte 1; Fonte 2
Ver o trecho no YouTube:

Sem comentários: