terça-feira, abril 30, 2013

Os filhos do GULAG: alemães na URSS


Em 2011 a realizadora alemã Loretta Walz concluiu o seu filme documental “Im Schatten des Gulag – als Deutsche unter Stalin geboren” (Na sombra do GULAG: os alemães nascidos sob Estaline), dedicado à vida dos alemães que fugindo dos nazis acabaram no inferno comunista.

Os comunistas alemães escolhiam o exílio soviético para evitar as perseguições nazis. Os seus filhos os acompanhavam, ou já nasciam no exílio. Durante as purgas estalinistas dos anos 1930 os adultos eram presos, deportados para GULAG ou fuzilados. Os seus filhos eram enviados aos orfanatos, outros deportados para Sibéria ou Cazaquistão. Vários deles passaram pelos trabalhos forçados e inimizade generalista sentida pelos “estranhos”, que aumentou sobremaneira durante a II Guerra Mundial.

Nos anos 1950 eles voltam à RDA, onde novamente se tornam “estrangeiros”, não falam alemão, são chamados de “russos” e não sentem muito amor pátrio. A própria RDA é governada pela gente que voltou do exílio soviético e tem muitas razões pessoais de ficar calada (e exigir o mesmo dos outros), principalmente sobre os acontecimentos do terror estalinista.

Apenas após a queda do Murro de Berlim em 1989, os “filhos do GULAG” decidem falam. Eles contam as histórias de abandono, do sentimento de distanciamento em relação aos pais ou relações dúbias que os obrigam até hoje habitar nas ideais comunistas dos progenitores.

O filme é baseado nos depoimentos de oito mulheres e homens que tem um ponto em comum: eles passaram a sua meninice e juventude na URSS, os seus pais foram vítimas do estalinismo, foram perseguidos e assassinados pelo regime soviético. Muitos deles até hoje desconhecem o destino dos pais ou o que se passou com eles próprios.

“Na sombra do GULAG” foi gravado na Alemanha e Rússia entre 2006-2009, além dos depoimentos das testemunhas usa vários materiais de arquivo.

Na Rússia o filme será exibido no âmbito do Ano da Alemanha na Rússia e sob apoio do Instituto Histórico da Alemanha e Instituto de Goethe em Moscovo, no dia 30 de abril de 2013, às 18h00 no Museu Estatal da História do GULAG (http://www.gmig.ru). A exibição será seguida do debate em que participará a Loretta Walz e um dos heróis do filme.

Endereço: Moscovo, rua Petrovka № 16, Tel. + 7 495 6217310

Visitem também o Museu virtual do GULAG de São Petersburgo

1 comentário:

Anónimo disse...

Vc conhece o trabalho desse modelo de modas ucraniano?

http://fuckyeahyuripleskun.tumblr.com/

??

Ele é muito reconhecido na moda internacional. Faz maior sucesso.