sábado, abril 06, 2013

Hollywood cria herói-amante ucraniano


Este blogue já se dedicou à problemática da imagem que ucranianos e ucranianas possuem no Hollywood. Homens como vilões pouco simpáticos. Mulheres como coitadas vítimas do tráfico humano. Claro, sempre existem boas exceções, esperemos que estas sejam mais e mais frequentes.

A série Body of Proof (também exibida sob os títulos de “Prova de Vida” e “Prova do Crime”), na sua terceira temporada, no 6º capítulo chamado “Fallen Angel” (visto nos EUA por 9,59 milhões de pessoas), mostra o homem ucraniano não como um vilão, mas como herói-amante.

O herói ucraniano se chama Sergei Damanov (ator Ivan Sergei Gaudio), ele é assistente do attaché da embaixada da Ucrânia, algumas vezes fala ao telefone em ucraniano. Sergei tem no braço uma tatuagem poética, sobre qual diz se tratar de “citação de uma poetisa soviética dos tempos da revolução”.

O blogueiro ucraniano Mr. Petruccio (Petro Nek) descobriu que na realidade não se trata de nenhuma “poetisa soviética”, são traduções de títulos das canções do grupo “Depeche Mode”: Pecador em mim — The Sinner in Me, Acorrentado — In Chains, Dor à que estou acostumado — A Pain That I'm Used To, Eu (me) sentia amado — I Feel Loved, Casa — Home, Uma carícia — One Caress.

Outro blogueiro ucraniano, Roman Sizo, criou a playlist destas mesmas músicas, em ordem exata como aparecem na tatuagem: http://music.yandex.ru/#!/users/miminov/playlists/1003

Obrigado aos blogueiros ucranianos Elias Strongowski e Maria Dmytriyeva.

No mesmo capítulo ainda aparecem várias meninas eslavas, chamadas Tatyana (atriz Natasha Alam), Petre (Ksenia Lauren), Ivanka (Anya Monzikova) e Oksana Svetlova (Natasha Hall). Em breve investigaremos se algumas fazem papel de ucraniana e se os seus papéis dignificam Ucrânia.

Para já, pelo sim, pelo não, o estúdio “ABC Studios” faz mais para promover Ucrânia do que as pessoas que desta tarefa fazem o seu ganha-pão.

Ler também:

Sem comentários: