terça-feira, novembro 22, 2011

Aniversário da Revolução Laranja


Nos dias 21 – 22 de Novembro se completa o 7° aniversário da Revolução Laranja que em Novembro de 2004 se revoltou contra a falsificação massificada e sem precedentes das eleições presidenciais ucranianas.
Passaram-se sete anos, muitas das promessas feitas não foram cumpridas, Viktor Yuschenko perdeu a confiança das pessoas e não foi eleito para o segundo termo; a Yulia Tymoshenko foi recentemente condenada e neste momento se encontra na cadeia, sofrendo do problema grave da coluna, embora parece que presidente de Yanukovych foi obrigado a permitir que ela seja tratada nos hospitais civis fora da cadeia.
Amedrontados pela possível reacção das pessoas, o poder ucraniano, através do Tribunal Distrital Administrativo de Kyiv, proibiu a condução dos comícios populares em Kyiv. A decisão foi justificada pela, alegada, necessidade de montar a arvore de Natal na Praça (Maydan) de Independência e também “para evitar as inconveniências” durante a estadia em Kyiv do Presidente da Lituânia. País, que diga-se de passagem, desde a primeira hora apoiou a Revolução. Os cibernautas ucranianos chegaram recolher as assinaturas para pedir ao presidente lituano a visitar Ucrânia numa outra ocasião.
Ao mesmo tempo, o poder não quer confrontar as pessoas directamente, por isso Ministério do Interior prometeu que não irá não deter as pessoas que vão celebrar o Dia de Liberdade em Kyiv na Praça de Independência no dia 22 de Novembro.
O chefe do Departamento das RP do Ministério do Interior, Volodymyr Polishuk disse que “polícia apenas levantará o acto contra os organizadores da acção”, escreve edição on-line Tyzhden.
Blogueiro Alexandr Kovalenko escreve que neste momento, para perturbar o comício, o poder usa o sistema de som que transmite a música dita popular, de baixa qualidade artística.
A activista ‎Hanna Sinkova escreve que às 18h30 (menos dois em Maputo, menos 4 em Lisboa, menos 9 em Brasília), na praça de Independência já se reuniram mais de 1500 pessoas, vigiados de perto por cerca de  1000 (!) polícias de choque.
Blogueira Kateryna Avramchuk informa que agora mesmo dois activistas foram detidos pela polícia, não se sabe por que razão.
Ver a Praça de Independência de Kyiv em directo: http://ru.justin.tv/amidov00#/w/2114387744
Para recordar, a Praça de Independência de Kyiv em 5.12.2004, grupo Plach Jeremiji (Choro do Jeremias), composição “Na Maydani” (Na Maydan):

Sem comentários: