segunda-feira, julho 26, 2010

Livro sobre Pysanky

O primeiro livro sobre pysanky (ovos de Páscoa ucranianos) em espanhol foi publicado na Argentina. O livro soberbamente colorido e muito didáctico é da autoria da artista Christina Serediak, que bem longe da Ucrânia, se dedica à difusão desta arte ucraniana ancestral e simbólica.

Existem os livros sobre pysanky em inglês, francês, alemão, português e, claro, em ucraniano. Mas agora os falantes de espanhol podem saber mais sobre essa arte popular requintada, bem como aprender a fazer as suas próprias pysanky. O texto em língua espanhola é complementado por uma introdução em ucraniano de Vira Manko, autora do best-seller Os Pysanky Populares da Ucrânia (Lviv, Svichado, 2005).

O livro contém a história dos pysanky, a sua tradição, o seu simbolismo através da galeria de fotos, os desenhos de pysanky de diferentes regiões da Ucrânia, a técnica e restauração, as lendas e o folclore da pysanka, além da história da Ucrânia. O que torna este livro bem valioso, não apenas para os leitores interessados, mas também para os estudiosos.
.
O livro foi editado pela editora Lúmen, tem a capa mole, 104 páginas e muitas ilustrações. A edição foi patrocinada pelo Instituto de Educação e Cultura, sob os auspícios do Patriarca da Igreja – Grego Católica Ucraniana, Cardeal Josyp Slipyj. O design do livro é da autoria do Roberto A. Forte e as fotografias da Marieta Vazquez. As escolas e instituições culturais no mundo de língua espanhola manifestam muito interesse de adquirir o livro dedicado ao símbolo tão venerado da cultura ucraniana.
A artista, argentino-ucraniana Christina Serediak
Christina Serediak nasceu na Áustria, mas aos dois anos de idade mudou-se com os pais para Argentina. O seu pai é editor e escritor Julian Serediak, a mãe é professora Anna Dubyniak. A Cristina é pediatra de profissão e mora actualmente na cidade de Choele Choel, província de Rio Negro.

Autora nunca esqueceu a máxima ucraniana do que “as pessoas que não honram os seus antepassados não tem futuro.” Os ucranianos herdaram a tradição antiga dos seus antepassados, canções e danças que iluminam o seu espírito, os trajes e costumes que reflectem a alegria e a esperança, a cozinha, decoração, pintura, cerâmica, música e pysanky, expressando o sentimento e o espírito de todo um povo.

No seu blogue a autora diz esperar que o livro será recebido calorosamente pelos leitores, porque vai incentivando as esperanças de um futuro melhor para as gerações vindouras.
.

Sem comentários: