quinta-feira, maio 13, 2010

O Herói de Cruz Machado de Guto Pasko

Convido os meus leitores brasileiros assistir a nova curta-metragem do realizador ucraniano – brasileiro Guto Pasko, director do documentário Made in Ucrânia.

Conheça neste domingo (dia 16), no programa Casos e Causos da Revista RPC, um farmacêutico que fez história em Cruz Machado, sul do Paraná. Antiocho Pereira, sabendo da epidemia de tifo que atingia o interior do Paraná, resolveu atender os doentes. Na região viviam diversas famílias de origem polonesa que viviam em condições precárias, sem comida suficiente, vivendo em cabanas, passando frio e convivendo com muitos doentes. Comovido com a situação, Antiocho decide mudar o rumo desta história.
.
O Herói de Cruz Machado foi dirigido por realizador ucraniano – brasileiro Guto Pasko e tem participação de Licio Ferreira, como Antiocho e Nice Novak como Ruzia. “Usei as pessoas da própria comunidade polonesa de Cruz Machado e União da Vitória que são os descendentes dos imigrantes salvos pelo Antiocho Pereira, ou seja, se não fosse o acto heróico dele, aquelas pessoas simplesmente não estariam ali. Creio que, com isso, consegui imprimir uma maior veracidade e autenticidade na história”, diz Guto Pasko. Está é mais uma co-produção de GP7Cinema e de RPCTV.

Sem comentários: