sábado, julho 29, 2006

LEMO encerra o seu encontro na Matola


LEMO - Liga dos Escuteiros de Moçambique convida todos os seus simpatizantes para o encerramento do seu encontro, 5th African Jamboreea a ter lugar no dia 30 de Julho, Domingo, pelas 16h00 na cidade de Matola.

quinta-feira, julho 27, 2006

Cidade de Vinnytsia


A cidade ucraniana de Vinnytsia (Вінниця, http://en.wikipedia.org/wiki/Vinnytsia) situada na Ucrânia Ocidental, cortada ao meio pelo rio Buh do Sul (Південний Буг, http://en.wikipedia.org/wiki/Southern_Buh).
Foto: SuperVal

terça-feira, julho 25, 2006

Dicionário Ido - Ucraniano

O que é a língua Ido? A língua Ido é um idioma artificial criada há 100 anos atrás, com a finalidade de se transformar numa língua universal. Lamentavelmente a informação sobre a Ido em ucraniano é mais que escassa. Se você deseja de ampliar o seu conhecimento sobre a língua Ido, recomenda-se:
http://ido.li/
http://es.geocities.com/krayono
http://es.geocities.com/kanaria1973
http://www.publikaji.tk/
http://www.vortari.tk
Dicionário Ido - Ucraniano:
Obrigado para todos!
Adrián Pastrana (Representante da língua Ido em Espanha)

segunda-feira, julho 24, 2006

Eléctrico chamado Cârpatos


Qualquer pessoa que visite as montanhas Cârpatos este verão terá a oportunidade de viajar em um comboio singular que têm mais de 100 anos.
O "eléctrico dos Cârpatos", como se chama esta linha, cubra 76 quilómetros de um trajecto, construído originalmente por o Império Austro - Húngaro em 1893. Seu construtor fui o Barão Popper, quem usou a trilha para transportar madeira dos Cârpatos. Todo o sistema ferroviário tive inicialmente 260 quilómetros, atravessando os quatro regiões de Ucrânia Ocidental (Galícia). Todos aqueles que queiram experimentar o comboio durante este verão, devem dirigir-se ao povoamento de Vyhoda, na região de Ivano – Frankivsk.

terça-feira, julho 18, 2006

Futebol, meninas e política


A taça da Ucrânia em futebol foi ganha pelo Dynamo Kyiv (quem viu, diz que foi com inteira justiça) e quem não viu, poderá ler um pouco mais sobre a matéria (em espanhol):

http://www.fotolog.com/lobanovskyi/

Mas no resto da Ucrânia, uma nova Revolução Laranja está em marcha:
http://www.1plus1.tv/video/camera.php

Foto: www.fanat.com.ua

quinta-feira, julho 13, 2006

Nova Revolução Laranja


http://maidan.org.ua/gallery/album31 - Praça de Independência de Kyiv

http://maidan.org.ua/gallery/albums.php - Junto a Verkhovna Rada (Parlamento)

http://maidan.org.ua/gallery/vr_11_07_06 - nas portas da Verkhovna Rada (Parlamento), 11.07.06

http://ihatemoroz.in.ua/ - “Eu odeio o Moroz” (um jogo de adultos, light, você terá que falar o “surzhyk” para percebe-lo)
Quem quiser partilhar a sua criatividade sobre o Moroz, poderá escrever para o autor deste jogo pelo mail: creative@ihatemoroz.in.ua

Ucrânia ocupa 15 lugar do ranking da FIFA

Baseado em um novo sistema de classificação, a FIFA deu a conhecer o novo ranking mundial no fim do Campeonato do Mundo de Futebol, Alemanha 2006.
A surpresa foi protagonizada pela Ucrânia, com uma espectacular subida de 30 posições, ocupando agora o lugar Nº 15, a frente dos EUA, México e Paraguai.O novo sistema de pontuação implantado, dê o maior ênfase sobre a importância de cada competição, por isso a lista do mês de Julho registrou grandes variações em função dos resultados do Mundial.

sexta-feira, julho 07, 2006

A Short History Of Tractors In Ukrainian


Quer conhecer a Ucrânia? Ou pelo menos ter uma ideia, mais ou menos vaga, de quem são estes estranhos “russos” que teimam em se chamar ucranianos, quando qualquer luso culto sabe, que eles simplesmente não existem? 

Então, porque não optar pela leitura agradável do livro "A short history of Tractors in Ukrainian", escrito pela britânica Marina Lewycka. Livro dela, deve ter alguma qualidade, pois a escritora de origem ucraniana até tornou-se primeira mulher no Reino Unido a receber por este livro, o prestigiante Bollinger Everyman Wodehouse Prize (prémio para os humoristas britânicos).

O livro conta a história de duas irmãs britânicas da origem ucraniana (Nádia e Vera, para aqueles génios que sabem quase tudo, nadía quer dizer em ucraniano esperança e vera quer dizer fé), que tentam salvar o seu pai de 84 anos (e as economias da família), das garras de Valentina, uma pretensiosa e voluptuosa loira falsa, de origem russa e de apenas 36 anos, emigrante recém – chegada da Ucrânia. No meio de tudo isto, as irmãs descobrem vários segredos da sua própria família, assim como vão conhecer um pouco melhor, a história do país dos seus raízes. E o nome invulgar do livro, provém de um manual, que o seu pai está a escrever para a humanidade.

Pelo meio, você vai conhecer a Ucrânia, nos anos que antecederam a Grande Fome de 1932-33, a II GM e o calvário da nação ucraniana, subjugada pelos dois tiranos: Stalin e Hitler.

Comprar o livro no Amazon:

Foto da autora: @ Sonya Lewycka

quarta-feira, julho 05, 2006

Lixo e luxo de Hollywood



Sempre me admirei com a capacidade tremenda com que Hollywood consegue transformar o lixo em luxo, um actor/actriz medíocre numa estrela... Aqui é outro exemplo dessa práctica mágica da fábrica dos sonhos: pegaram numa vala de drenagem das águas fluviais em Maputo e transformaram-a, num bar na praia em “Serra Leoa”. Um toque mágico mesmo...

Maputo em Julho


Cidade de Maputo, hoje, dia 5 de Julho de 2006, às 07h15 de manha, zona de Jardim...

Foto: SuperVal

P.S. França é o notre champion du Monde!

terça-feira, julho 04, 2006

Super Taça da Ucrânia


Dia 16 de Julho (domingo), é o dia do jogo de Super Taça da Ucrânia, disputada este ano entre Dynamo Kyiv e Shakhtar Donets'k às 20.30 horas (hora de Kyiv e 19h30 em Moçambique). Na promoção de uma maior unidade nacional, o jogo será disputado na cidade de Odessa (sul da Ucrânia) no estádio "Chornomorets".
Obrigado ao TarasForever da Argentina pelo poster!

Jogadores ucranianos cobiçados na Europa


Os jogadores ucranianos, "favoritos secretos" do Mundial-2006, segundo Franz Beckenbauer, chamam atenção dos principias clubes europeus, motivados por os resultados excepcionais, conseguidos pela Ucrânia neste torneio.

Segundo o diário alemão Bild, o meio campista do Spartak Moscovo, Maksym Kalynychenko, despertou o interesse do Manchester United, da Valência e da Borussia Monchengladbach. Quem quiser ficar com o jovem ucraniano, terá que desembolsar qualquer coisa como 11 milhões de euros.
O defesa de Shakhtar Donetsk, Anatoliy Tymoschuk, também chamou a atenção dos vários clubes ingleses: Arsenal, Newcastle, Everton, Middlesbrough e Bolton. Tymoshuk têm o contracto com Shakhtar até 2007, e o clube já disse que não pretende deixa-lo sair, recusando alguns anos atrás uma choruda oferta de AC Milan de 9 milhões de euros.
Por seu lado, o atacante do Bayern Leverkusen, Andriy Voronin, que ficou lesionado neste Mundial, estava sendo seguido por Udinese da Itália. "Sim, alguns clubes italianos estão interessados", confirmou o representante do jogador.
O jovem goleador Artem Milevskiy, é pretendido por FC Porto, segunda a imprensa portuguesa. O vencedor da Liga de Campeões de 2004, estará disposto a desembolsar cerca de 8 milhões de euros por atacante de Dynamo Kyiv, de 21 anos. Os enviados lusos ficaram impressionados pela actuação do Milevskiy durante a Euro Sub-21, decorrido em Portugal, onde a Ucrânia perdeu, apenas, no final com a Holanda, sagrando-se deste modo Vice – Campeã da Europa.
Por último, o Getafe espanhol, treinado por alemão Bernd Schuster, mostrou o seu interesse pelo atacante Oleksiy Byelik, um dos suplentes do Oleh Blokhin. A equipa tinha oferecido 5 milhões de euros por o passe de Byelik ao Shakhtar Donetsk, campeão da Ucrânia em titulo.
Tudo isso, sem esquecer o Andriy Shevchenko, que transferiu-se há um mês do AC Milan para a Chelsea por 30 milhões de libras esterlinas (42 milhões de euros).

Foto: Ucranianos na Alemanha (MUNCHEN OLIMPIA PARK)

sábado, julho 01, 2006

O fim de um sonho


A Ucrânia despediu-se deste Campeonato, e todos nós ficamos um pouco tristes. Lutamos com coragem, fomos roubados pelos árbitros, incomodados pelos sapos, desprezados pela comunicação social em Portugal e nos PALOPes, até a nossa própria gente, por vezes, sentia-se descrente, na maldita melancolia, tipicamente ucraniana. Ainda não é desta, que conseguimos matar o moleque que está dentro de nós e nos impeça de alcançar os voos mais altos e mais longos.
Mas também existe o lado positivo deste estória, é que ficamos muito perto do topo, muito perto de nós libertar-mos do tal molequismo interior, incutido em nós pelos séculos da colonização brutal, e quem sabe, se calhar na próxima, faremos uma figura muito mais vistosa. Escolhi a foto do menino chamado Alex, porque ele representa, de alguma forma, o nosso subconsciente psique colectivo: parece que temos tudo, parece que tudo está no seu lugar, mas falta nós algo...
O que será? E quando é que o vamos alcançar?